Pular para o conteúdo principal

5 Momentos importantes na luta pela democracia

5 Momentos importantes na luta pela democracia


Muitas pessoas lutaram e morreram para garantir a democracia. Graças a este ideal, o ser humano conquistou um dos bens mais importantes que poderia ter: a sua liberdade!

Mas, nem sempre foi assim…

Confira alguns dos episódios mais marcantes da luta pelos direitos democráticos no Brasil e no mundo!

1. Diretas Já!

Diretas Já

Um dos maiores golpes contra a democracia brasileira foi a instauração do regime militar de 1964, momento em que a nação passou a ser comandada por sucessivos governos militares.

Restrições na liberdade civil e inúmeros atos inconstitucionais marcaram este período que durou por mais de duas décadas no Brasil.

Nasceu a partir da insatisfação da população brasileira um movimento político-social que ficou conhecido como “Diretas Já”, formado predominantemente pelos jovens da época, que reivindicava a possibilidade de eleições diretas para Presidente da República no país.

Graças ao movimento das Diretas Já, o Brasil pôde caminhar rumo a redemocratização, com a conquista do poder civil em 1985. E como consequência, outra importante conquista da democracia brasileira se configurou: a Constituição Federal de 1988.

As eleições diretas para Presidente do Brasil da “Nova República” foram finalmente feitas em 1989, com a eleição de Fernando Collor.

Ver também: o significado da Ditadura Militar.

2. Constituição de 1988

constituição 1988

Após a luta pelo fim da ditadura militar, que se prolongou por mais de 20 anos no Brasil, o movimento das “Diretas Já” ajudou a reforçar o declínio do regime totalitarista e abriu espaço para a redemocratização no país.

A Constituição Federal de 1988 – também conhecida como “Constituição Cidadã” - é um marco para a consolidação da democracia, pois é pautada principalmente na garantia dos direitos civis, valorizando a liberdade física e intelectual de todos os cidadãos.

Entre alguns dos principais avanços democráticos que a Constituição de 1988 trouxe, destaca-se:

  • Fim da censura aos veículos de comunicação;
  • Implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional;
  • Garantia da demarcação das terras indígenas;
  • Garantia de leis de proteção ao meio ambiente;
  • Instituição de eleições diretas em dois turnos, caso nenhum candidato consiga conseguir a maioria dos votos válidos;
  • Maior autonomia dos municípios;

Para saber mais sobre o significado da Constituição, clique aqui!

3. Revolução Francesa

Revolução Francesa

É um dos marcos mais importantes da luta democrática na história da humanidade, servindo de exemplo para muitos movimentos sociais posteriores e que agitaram o mundo durante a idade moderna e contemporânea.

A Revolução Francesa começou no final do século XVIII e se consolidou como uma luta contra o autoritarismo e as arbitrariedades do Estado, chefiado pelo poder absoluto do rei Luís XVI.

Impulsionada pelo Iluminismo, a Revolução Francesa garantiu o surgimento dos primeiros princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, através da aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789.

Saiba mais sobre o significado do Iluminismo.

Aliás, para se ter ideia da importância deste movimento para a construção da democracia atual, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão serviu de base para a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento promulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que garante os direitos básicos de todos os seres humanos.

Para saber mais, veja também o significado completo de Direitos Humanos.

4. Movimento dos direitos civis nos Estados Unidos

Movimento Direitos Civis Negros EUA

Mesmo com a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, notou-se que a garantia da “liberdade, igualdade e fraternidade” não era igual para todas as pessoas…

Um grande exemplo é a luta que a comunidade negra norte-americana travou durante a década de 1960 para garantir os seus direitos civis.

O principal objetivo do movimento dos direitos civis dos negros dos Estados Unidos, por exemplo, era que o Estado aprovasse reformas que valorizassem a igualdade racial, abolindo a discriminação e a segregação de raças.

Uma das personalidades mais importantes deste movimento e que se tornou um símbolo histórico da luta pelos direitos civis dos afro-americanos foi Martin Luther King.

Luther King se imortalizou com o emocionante discurso “I Have a Dream, considerado um dos melhores de todos os tempos.

Após anos de manifestações e luta, a comunidade afro-americana finalmente viu as suas reivindicações aceitas pelo governo.

A Lei de Direitos Civis de 1964 e a Lei dos Direitos ao Voto de 1965 foram dois grandes marcos para a conquista dos negros ao direito de gozar da plena liberdade democrática.

Aproveite e veja também os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo!

5. Queda do Muro de Berlim

Queda do Muro de Berlim

Outro episódio histórico para a democracia foi a Queda do Muro de Berlim, que separava a Alemanha em um bloco ocidental (capitalista) e um oriental (socialista).

Se você está se perguntando o que a queda do Muro de Berlim representa para a conquista democrática, lembre-se de um dos seus principais princípios: a liberdade!

Os cidadãos da Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental eram proibidos de atravessar as suas fronteiras, que eram estabelecidas simbolicamente pelo muro.

Muitas famílias foram separadas e os policiais e soldados da Alemanha Oriental matavam qualquer pessoa que tentasse ultrapassar os limites do muro!

Finalmente, após muita pressão e o crescente aumento da crise do sistema socialista, o muro de Berlim foi destruído em 9 de novembro de 1989.

Saiba mais sobre o significado da Democracia e sobre o muro de Berlim, e veja a diferença entre democracia e ditadura.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …