Pular para o conteúdo principal

O que escrever na metodologia

O que escrever na metodologia


A metodologia é parte integrante de todo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Também chamada de metodologia científica, seu objetivo é explicar todo o conjunto de métodos utilizados e o caminho percorrido desde o início até a conclusão do trabalho de TCC.

A metodologia de um trabalho de pesquisa científica pode ser apresentada de duas formas:

  • Introdução: o autor da pesquisa pode optar por apresentar os dados relativos à metodologia na introdução do trabalho;
  • Capítulo: a pesquisa também pode conter um capítulo independente intitulado de 'Metodologia Científica' dedicado exclusivamente a explicar o processo de desenvolvimento da pesquisa.

Confira abaixo os itens que a metodologia científica de um TCC deve abranger.

Objetivo da pesquisa

Veja como fazer uma metodologia escolhendo o tipo de pesquisa mais adequado ao seu TCC.

Pesquisa exploratória

Quando um aluno opta por fazer uma pesquisa com uma abordagem exploratória, subentende-se que ele não tem muito conhecimento sobre o assunto e que o objetivo principal do TCC será o de desenvolver familiaridade com o tema da pesquisa de forma a entender como as coisas funcionam dentro de determinado âmbito.

Veja mais sobre pesquisa exploratória.

Pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva ocorre quando o estudante relaciona duas ou mais variáveis no TCC para descrever o estudo.

Quando a pesquisa é feita através da aplicação de um questionário de modo a fazer uma coleta de dados, por exemplo, ela é considerada uma pesquisa descritiva.

Veja mais sobre pesquisa descritiva.

Pesquisa explicativa

O objetivo da pesquisa explicativa é conectar ideias de forma a tentar explicar as causas e os efeitos de determinado fenômeno.

Através desse tipo de pesquisa o autor do estudo tenta compreender o que está acontecendo, geralmente por meio de métodos experimentais.

Saiba mais sobre pesquisa científica.

Veja um resumo dos três tipos de pesquisa em Pesquisa descritiva, exploratória e explicativa.

Definição das fontes de pesquisa

Após definição do tipo de pesquisa a ser realizado, o estudante deve saber que tipo de fontes de pesquisa pretende utilizar.

Há três possibilidades de fontes de pesquisa:

Fonte de pesquisa primária

As fontes de pesquisa primárias são fontes cujo conteúdo é original, ou seja, cujos conceitos e informações foram produzidos pelo autor da fonte.

Alguns exemplos de fontes primárias são: 

  • Relatórios técnicos;
  • Dissertações;
  • Artigos;
  • Projetos de estudo em curso.

Fonte de pesquisa secundária

As fontes de pesquisa secundárias consistem em análises e avaliações das fontes primárias.

Alguns exemplos de fontes secundárias são:

  • Livros;
  • Manuais;
  • Artigos de revisão;
  • Feiras e exposições

Fonte de pesquisa terciária

As fontes de pesquisa terciária apresentam uma sintetização das informações apresentadas nas fontes primária e secundária.

Alguns exemplos de fontes terciárias são:

  • Bibliografias de bibliografias;
  • Catálogos coletivos;
  • Bibliotecas;
  • Resumos.

Apresentação de resultados da pesquisa

Concluída a definição e a exposição do processo de pesquisa, o aluno deve especificar a forma como abordará os resultados.

Nesse âmbito, ele pode escolher uma das três opções existentes:

Resultados de pesquisa qualitativa

Os resultados de uma pesquisa qualitativa geralmente expõem a análise de conceitos e ideias.

Veja mais sobre pesquisa qualitativa.

Resultados de pesquisa quantitativa

Os resultados de uma pesquisa quantitativa são expressos em números de estatísticas.

Uma forma comumente usada para dar esses números a conhecer é a utilização de gráficos e tabelas.

Veja mais sobre pesquisa quantitativa.

Resultados de pesquisa quali-quanti

A abordagem quali-quanti é uma combinação da abordagem qualitativa com a abordagem quantitativa.

Procedimento de tratamento da pesquisa

Um dos principais fatores de apresentação de um trabalho de pesquisa, é tornar clara a forma como o estudo foi aplicado, ou seja, os métodos utilizados para atingir os resultados desejados.

Para conduzir o trabalho de conclusão do curso, o estudante pode optar por diversos tipos de recurso. Veja abaixo alguns dos principais:

Revisão bibliográfica

Este é um procedimento obrigatório em todo trabalho de conclusão de curso, ou seja, independentemente da abordagem escolhida para apresentação do trabalho, esse item não pode faltar.

A revisão bibliográfica, também conhecida como pesquisa bibliográfica, consiste em reunir os dados nos quais a investigação será baseada.

Alguns dos principais objetivos da revisão bibliográfica são:

  • Descobrir se alguém já respondeu as perguntas propostas pela pesquisa;
  • Analisar se vale a pena repetir uma pesquisa cujos objetivos já foram esclarecidos em outro estudo;
  • Avaliar os métodos utilizados em estudos parecidos.

Saiba mais sobre pesquisa bibliográfica.

Estudo de documentos

O estudo de documentos, também conhecido como pesquisa documental, pode ser feito através da análise de documentos jurídicos, normas técnicas ou regulamentos, ou da verificação de recursos como livros, relatórios, revistas, sites, etc.

Pesquisa de campo

A pesquisa de campo, também chamada de estudo de campo, permite que o aluno extraia dados e informações diretamente da realidade do objeto de estudo.

Este é um procedimento comumente utilizado em áreas como a Sociologia e a Economia, onde o pesquisador utiliza o recurso como forma de analisar o comportamento de indivíduos relativamente a um grupo, uma comunidade, etc.

Saiba mais sobre pesquisa de campo.

Entrevista

O aluno pode reunir dados para o seu trabalho de pesquisa através de entrevistas a determinada(s) pessoa(s). Para isso, basta elaborar uma lista de perguntas que ajudem a obter as informações necessárias.

Exemplos de metodologia

Consulte abaixo alguns exemplos de metodologias prontas:

Exemplo 1

Foi utilizado o método de pesquisa descritiva com a finalidade de analisar os valores de uma obra artística através de um estudo profundo da sociologia da arte, partindo de uma revisão bibliográfica composta pelos principais autores e sociólogos da área. A finalidade é traçar um “padrão” que possa ser trabalhado como exemplo e aplicado junto aos objetos empíricos.

Para isso, a pesquisa será baseada em estudos de autores, como por exemplo Nathalie Heinich, Howard Saul Becker, Pierre Bourdieu, Anna Lisa Tota, Simmel, Umberto Eco, entre outros pensadores que elaboraram trabalhos pertinentes ao assunto.

Entretanto, é importante salientar que o corpus de autores tende a aumentar na medida em que a leitura vier sendo desenvolvida.

Como objeto empírico, foram selecionadas quatro galerias de arte contemporânea, duas localizadas em Portugal e as outras duas no Brasil.

Ambas foram escolhidas por estarem enquadradas como núcleos atuantes e com constante trabalho dentro do setor artístico, participando anualmente de feiras nacionais e internacionais, além de promoverem uma extensa gama de exposições e publicações.

Partindo dos conceitos apresentados pelos autores da sociologia da arte, o trabalho analisará o perfil destes objetos empíricos, compreendendo todo o trabalho que as galerias já realizaram, assim como a importância que possuem para a construção do mercado de arte local.

Para isso, será necessária uma pesquisa documental e, ocasionalmente, entrevistas com os responsáveis pelos espaços ou de visitantes e/ou consumidores dessas galerias.

Como parte do processo de construção do perfil das galerias selecionadas, será necessário o levantamento e análise dos produtores de arte (artistas) que fazem parte das galerias, relacionando o trabalho que desenvolvem com o valor artístico que, a princípio, é apreciado pelo objeto empírico.

O estudo terá caráter essencialmente qualitativo, com ênfase na observação e estudo documental, ao mesmo tempo que será necessário o cruzamento dos levantamentos com toda a pesquisa bibliográfica já feita.

Exemplo 2

Para obter os resultados e respostas acerca da problematização apresentada neste trabalho, será feita a análise fílmica sobre dois filmes de estilos narrativos diferentes através da pesquisa explicativa.

Foram escolhidas duas obras fílmicas, uma que trabalha sobre as características da Nouvelle Vague - um movimento cinematográfico francês - (Os Incompreendidos de François Truffaut) e outra que se enquadra no período pós-modernista (Kids de Larry Clark), entretanto ambas abordam a temática da adolescência marginalizada em seu contexto, que se subdivide em três temas: a família, a sexualidade e a sociedade, o que favorecerá uma análise também comparativa.

O estudo deste trabalho será fundamentado em ideias e pressupostos de teóricos que apresentam significativa importância na definição e construção dos conceitos discutidos nesta análise: Modernismo, Pós-Modernismo, Nouvelle Vague, Cinema e o Adolescente. Para tal, tais objetos serão estudados em fontes secundárias como trabalhos acadêmicos, artigos, livros e afins, que foram aqui selecionados.

Assim sendo, o trabalho transcorrerá a partir do método conceitual-analítico, visto que utilizaremos conceitos e ideias de outros autores, semelhantes com os nossos objetivos, para a construção de uma análise científica sobre o nosso objeto de estudo.

O método de pesquisa escolhido favorece uma liberdade na análise de se mover por diversos caminhos do conhecimento, possibilitando assumir várias posições no decorrer do percurso, não obrigando atribuir uma resposta única e universal a respeito do objeto.

As referências sobre o cinema, sob algumas características que serão apresentadas neste trabalho, não apresentam previsões irreversíveis, já que as possibilidades de análise são inúmeras quando se trata da expressão sociocultural de uma sociedade.

Veja também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …