Pular para o conteúdo principal

Partes do corpo humano

Partes do corpo humano


O corpo humano possui muitas partes. De uma maneira básica é dividido em cabeça, tronco e membros.

A cabeça é a parte superior e os membros (superiores e inferiores) são ligados à cabeça através do tronco.

corpo humano

Cabeça

A cabeça tem duas partes: o crânio e a face. O crânio é o local onde fica localizado o cérebro e a face é onde estão os olhos, o nariz, a boca e os ouvidos.

Cérebro

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o mais importante do sistema nervoso. É uma massa encefálica que é revestida e protegida pela caixa craniana, formada por ossos.

É o órgão responsável pelo controle das funções cerebrais e pelas funções de armazenamento e processamento de informações sobre raciocínio, sensações, memória, emoções, estímulos e inteligência. O cérebro controla quase todas as funções que são essenciais para a sobrevivência e o bom funcionamento do corpo humano.

Partes do cérebro

O cérebro é formado por dois hemisférios (direito e esquerdo), pelo cerebelo e pelo tronco cerebral. O cérebro também possui uma parte cinzenta chamada de córtex cerebral, onde ficam localizados os neurônios.

O córtex é dividido em quatro partes com funções diferentes (lobo frontal, lobo parietal, lobo occipital e lobo temporal).

  • Lobo frontal: é responsável pelos movimentos do corpo e por funções importantes como capacidade de aprender, pensar, falar e memorizar.
  • Lobo parietal: é responsável pelas percepções sensoriais de temperatura e de dor, além da percepção de espaços.
  • Lobo occipital: é responsável pela percepção e pelo processamento de informações visuais (imagens).
  • Lobo temporal: é responsável pela percepção auditiva (sons).

Os hemisférios são os responsáveis pela capacidade de raciocínio, pelo desenvolvimento da inteligência, pelo controle das funções motoras e pela percepção das informações sensoriais.

Um dos hemisférios é responsável pelo raciocínio lógico e pela articulação da linguagem. Na maioria das pessoas é o hemisfério esquerdo que comanda essas atividades. O outro hemisfério cerebral é responsável pelas emoções, sensações e pela criatividade. Estas funções, para a maior parte das pessoas, são controladas pelo hemisfério direito.

O cerebelo é relacionado com a capacidade de equilíbrio do corpo. É ligado ao córtex cerebral através de ligações que são formadas por fibras nervosas.

O tronco encefálico tem a função de fazer a ligação entre o cérebro e a medula espinhal. Através dessa ligação são enviadas as informações sobre o funcionamento do corpo, as contrações musculares e os reflexos.

Veja o significado de Neurônios.

cabeça
Lobo frontal (vermelho), lobo parietal (amarelo), lobo occipital (azul), lobo temporal (verde), cerebelo (azul listrado) e tronco encefálico (roxo).

Olhos, nariz, boca e orelhas

Os olhos, nariz, boca e orelhas são órgãos ligados à percepção e recepção de estímulos dos sentidos. São ligados, respectivamente, à visão, ao olfato, ao paladar e à audição. Estes órgãos responsáveis pelos sentidos enviam as informações sobre estímulos recebidos para diferentes partes do cérebro que os controlam.

  • Olhos: são os órgãos responsáveis pela visão. Fazem parte dos olhos as pálpebras, responsáveis por controlar a abertura e o fechamento dos olhos e os cílios, que fazem a proteção contra a entrada de sujeiras.
  • Nariz: é responsável por duas funções importantes: a respiração e a percepção dos cheiros (olfato).
  • Boca: é responsável pela expressão da linguagem (através da fala) e pelo início do processo de alimentação.
  • Orelhas: são responsáveis pela percepção de sons (audição).

Tronco

O tronco é a parte central do corpo humano, que faz a união entre a cabeça e os membros superiores e inferiores. É formado pelas seguintes partes:

  • Pescoço: faz a união da cabeça com o tronco do corpo e permite a movimentação da cabeça.
  • Nuca: é a parte que fica atrás do pescoço, é responsável pela sustentação e movimentação da cabeça.
  • Tórax: é formado por ossos e tem a função de proteger os órgãos que ficam localizados nesta parte do corpo.
  • Abdômen: é responsável por proteger e fazer a movimentação da coluna vertebral.
  • Quadril: tem várias funções, como equilibrar o corpo e proteger o sistema reprodutor.
  • Glúteos: são formados por músculos e servem para permitir a movimentação das coxas.

tronco
Tronco e os órgãos localizados nele.

Muitos órgãos que são importantes para o funcionamento vital do corpo humano ficam localizados na área do tronco. É o caso do coração e dos pulmões, que ficam na região do tórax.

Outros órgãos muito importantes também ficam no tronco, como o estômago, os intestinos (grosso e delgado), o fígado e a glândula tireoide.

Membros

Os membros do corpo humano são divididos em superiores e inferiores. As principais funções desempenhadas pelos membros são atividades como movimentação, equilíbrio e suporte do corpo.

membros
Mãos e ombros (acima), quadril (ao centro), pés e joelhos (abaixo).

Os membros superiores são:

  • Ombros: fazem a ligação entre os braços e o tronco,
  • Braços: fazem a movimentação de esticar e encolher,
  • Antebraços: ficam localizados entre o cotovelo e o pulso,
  • Pulsos: permitem a articulação e movimentação das mãos,
  • Mãos: são responsáveis por pegar e manusear objetos e alimentos.

Já os membros inferiores são:

  • Quadril: também chamado de bacia, faz a ligação entre os membros inferiores e o tronco,
  • Coxas: ajudam a manter e suportar o equilíbrio do corpo,
  • Pernas: são responsáveis pelo locomoção e suporte do corpo, 
  • Joelhos: têm a função de fazer a articulação das pernas,
  • Pés: têm a função de sustentação e de locomoção.

Saiba mais sobre o funcionamento do Sistema nervoso e o significado de Anatomia.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …