Pular para o conteúdo principal

Significado da Bandeira da Argentina

Significado da Bandeira da Argentina


bandeira da ArgentinaA bandeira da Argentina é um dos principais símbolos oficiais da República deste país, representando o povo argentino perante as demais nações mundiais.

Atualmente, a bandeira oficial da Argentina tem a proporção de 9:14 (altura x largura), e é formada por três faixas horizontais de mesmo tamanho, sendo a primeira e a última da cor azul-celeste, separadas por uma faixa branca. No centro da bandeira, sobre o fundo branco, também está o símbolo do Sol de Maio.

Até 1985, a Argentina utilizava dois modelos diferentes de bandeiras: a civil e a de guerra. A diferença estava na presença do Sol de Maio no centro da “bandeira de guerra”, enquanto que a civil apresentava apenas as faixas azul-celeste e branco.

Mas, a partir da referida data, o modelo com o Sol de Maio passou a ser usado em todas as ocasiões, seja no âmbito civil, estatal ou militar.

Cores da bandeira da Argentina

As cores oficiais da bandeira da Argentina, de acordo com o padrão CIE 1976, são: azul-celeste, branco, amarelo “ouro” e marrom.

Cada uma das cores que compõe a bandeira argentina têm um significado simbólico:

Azul-celeste: representa o azul do céu;

Branco: representa as nuvens, além do sentimento de paz e pureza;

Amarelo “ouro” e marrom: representam o sol.

Alguns historiadores atribuem diferentes interpretações ao significado das cores da bandeira da Argentina, como a provável relação que teriam com a devoção do povo argentino à imagem de Virgem Maria, além de representar as cores da Casa de Bourbon (linhagem de uma nobre família europeia).

Sol de Mayo

Sol de MayoNo centro da bandeira argentina está o Sol de Maio (Sol de Mayo, em espanhol), um dos símbolos oficiais do país.

O “Sol de Mayo” é composto por 32 raios, sendo 16 retos e 16 ondulados, em torno da imagem de um sol com a figura de um rosto humano. É considerado a representação do deus do sol da mitologia Inca, Apu Inti.

O Sol de Maio faz referência à Revolução de Maio, evento este que ocorreu entre 18 e 25 de maio de 1810, e marcou o início do processo de independência da Argentina (até então conhecida como Vice-Reino do Rio da Prata) em relação à Espanha.

A criação da atual representação do Sol de Maio é de autoria do peruano Juan de Dios Rivera Túpac Amaru (1760 – 1843), conhecido por “El Inca”, devido ao fato de ser descendente da nobreza desta civilização.

O seu uso como escudo nacional argentino foi atribuído a partir do decreto de 12 de março de 1813, instituído pela Assembleia Geral Constituinte.

O Sol de Maio também faz parte da bandeira oficial do Uruguai.

História da bandeira da Argentina

A atual versão da bandeira argentina foi concebida pelo militar e intelectual Manuel Belgrano, apresentada inicialmente em 27 de fevereiro de 1812, como símbolo da Guerra da Independência.

A concepção da bandeira foi feita na região de Rosario e hasteada pela primeira vez no topo da Igreja de São Nicolau de Bari, em 23 de agosto de 1812.

A bandeira feita por Belgrano, no entanto, só foi declarada oficialmente um símbolo argentino em 20 de julho de 1816, juntamente com a Declaração de Independência do país.

O Sol de Maio só foi incluído em 1818, por votação do Congresso, mas, como dito, originalmente só era utilizado na “bandeira de guerra”.

Descubra o significado da bandeira dos outros países!

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados