Pular para o conteúdo principal

Significado da Bandeira da Espanha

Significado da Bandeira da Espanha


Bandeira da EspanhaBandeira da Espanha é o símbolo máximo da integridade deste país unido sob a coroa real.

Também conhecida por Rojigualda pelos espanhóis, a bandeira da Espanha é bicolor, formada por três faixas horizontais: vermelha (no topo), amarela (no centro) e vermelha (em baixo).

As faixas não possuem a mesma dimensão. A central, amarela, possui o dobro do tamanho das faixas vermelhas localizadas nas extremidades da bandeira. A proporção oficial da bandeira espanhola é de 2:3.

No centro da bandeira existe um brasão que representa as regiões que formam o país, simbolizando as suas autonomias. Porém, sob o brasão, a figura da coroa é interpretada como o poder centralizado do reino espanhol sobre todas as regiões.

O atual modelo da bandeira da Espanha foi instaurado pelo parlamento espanhol em outubro de 1981.

A origem desta bandeira remonta ao reinado de Carlos III que, na tentativa de diferenciar o símbolo do seu reino dos demais (que costumavam utilizar a bandeira com o predomínio da cor branca), adotou o vermelho e amarelo, por serem cores bastante fáceis de identificar.

Significado das cores da bandeira da Espanha

Não existe um significado oficial para as cores que formam a bandeira da Espanha, no entanto, ao longo dos anos, foram atribuídas algumas interpretações populares e informais.

A cor vermelha seria uma referência a valentia e conquista do povo espanhol, enquanto a cor amarela serve para simbolizar as riquezas (o ouro) adquiridas pelo país e a alegria dos espanhóis.

Significado do brasão da bandeira da Espanha

Brasão de Armas da EspanhaComo foi mencionado anteriormente, enquadrado na faixa amarela da bandeira espanhola, está o brasão de armas da Espanha.

Cada quarto do brasão representa uma das regiões autônomas do país que, em outros tempos, eram reconhecidas como antigos reinos: um leão vermelho, representando o reino de Leão; um castelo amarelo, que representa o reino de Castela; as barras verticais vermelhas e amarelas, que representam o emblema de Aragão e Catalunha; e as correntes de ouro, que simbolizam a região de Navarra.

Na base do brasão também existe a figura de um romã, simbolizando a cidade de Granada. No centro do escudo, vê-se também três flores de lis, que representa a casa de Bourbon.

De cada lado do escudo, existem duas colunas que representam os “portões do Mediterrâneo”, simbolizando o encontro entre a Europa e a África, no estreito de Gibraltar.

A expressão em latim “Plus Ultra” (“Mais Além”, em português) também está presente no brasão, como uma homenagem as grandes descobertas e conquistas espanholas na América.

Veja o significado das outras bandeiras de países.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados