Pular para o conteúdo principal

Significado de Anime

O que significa Anime


Anime ou animê (como é dito no Brasil) é o nome dado para o tipo de desenho animado produzido no Japão.

No entanto, de acordo com o conceito japonês dos animes, este termo é utilizado para classificar todos os tipos de animações, ou seja, independente da sua origem (nacional ou estrangeira).

A origem da palavra anime é incerta. Alguns pesquisadores consideram que seja uma abreviação do inglês animation (“animação”), enquanto outros defendem que possa ter surgido a partir do francês animée (“animado”).

O anime é confundido erroneamente como um gênero de animação, quando na verdade é apenas um meio, já que pode apresentar inúmeros tipos diferentes, como infantil, terror, romance, comédia, aventura, erótico, ficção científica e etc.

No Brasil, os animes começaram a fazer bastante sucesso a partir de meados da década de 1980. Entre os títulos mais populares está Dragon Ball, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, Sakura Card Captor, Pokémon, Digimon, Sailor Moon, Death Note, One Piece e vários outros.

Ver também o significado de Pokémon.

Os animes são consumidos principalmente pelos otakus, que no ocidente convencionou-se chamar as pessoas que são fanáticas pela cultura pop japonesa.

Entre os otakus também existem os cosplayers, fãs de determinado anime ou mangá que gostam de se caracterizar como alguns personagens das suas séries japonesas favoritas.

Normalmente, nas convenções e reuniões de otakus (que exploram bastante a paixão pelos animes e mangás) acontecem campeonatos de cosplays, com o objetivo de premiar o cosplayer com a melhor caracterização e atuação.

Características dos animes

Os desenhos dos animes são caracterizados pela intensa demonstração dos sentimentos e emoções dos personagens através das suas expressões faciais.

Os olhos grandes, cheios de brilho e cor, as onomatopeias e expressões exageradas são algumas das características mais comuns nos animes.

Tipos de animes

Os animes podem abordar diferentes tipos de temáticas, atingindo um público-alvo específico. Os animes são classificados de acordo com o público e a temática que possuem, sendo os mais comuns: shonen, shoujo, seinen e hentai.

  • Shonen: os animes shonen são destinados para adolescentes do sexo masculino, que gostam principalmente de ação e aventura. Exemplo: Dragon Ball, Natura, Cavaleiro dos Zodíacos, entre outros.
  • Shoujo: estes animes são direcionados principalmente para adolescentes do sexo feminino. Normalmente, tratam dos chamados “ritos de passagem “ de uma mulher, os dramas e preocupações típicas das meninas durante a adolescência, como o primeiro amor, o primeiro beijo e etc.
  • Seinen: são animes para o público adulto, normalmente destinado aos homens. Tratam de assuntos mais complexos, profundos e realistas.
  • Hentai: são os chamados animes eróticos ou pornográficos, com cenas de sexo explícito.

Existem diversas outras categorias e subcategorias de animes.

Anime e Mangá

Muitos animes se originam a partir do sucesso de alguns mangás.

Os mangás são tipos de histórias em quadrinho japonesas, que apresentam como principal característica o modo de leitura: feito de trás para frente e da direita para a esquerda, ao contrário do que é comum nas convencionais HQ’s ocidentais.

Assim como os animes, os mangás têm traços muito exagerados, destacando as expressões faciais dos personagens e utilizando muitas onomatopeias.

Saiba mais sobre o significado de mangá.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …