Pular para o conteúdo principal

Significado de Atletismo

O que significa Atletismo


Atletismo é o grupo de modalidades esportivas que reúne corrida, salto e arremesso.

As provas de atletismo podem ocorrer no campo, na rua ou no estádio, de forma individual ou por revezamento de atletas. 

A maratona, considerada uma das mais importantes disputas olímpicas e que encerra o evento, é uma das provas do atletismo.

O atletismo foi consagrado como esporte Olímpico desde os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, e é considerado o esporte-base.

Veja também o significado de Olimpíadas.

História do Atletismo

O atletismo é a manifestação esportiva mais antiga do mundo, e advém de comportamentos naturais do ser humano. Pois depois de aprender a caminhar, aprendemos a correr e a saltar.

A origem do atletismo enquanto esporte dá-se na primeira Olimpíada, realizada na Grécia Antiga em 776 a.C. Mas há indícios de que os egípcios e chineses disputavam modalidades muito semelhantes antes.

A invasão romana à Grécia enfraqueceu os Jogos Olímpicos, e com isto, o formato do atletismo aos poucos foi deixado de lado. 

Em um formato moderno, com provas que envolviam várias modalidades de atletismo, o esporte voltou a ser praticado no fim do século 19 motivado pelas academias militares. Em 1880 foram registradas competições de atletismo nos Estados Unidos, Inglaterra e alguns países da Europa.

Com a primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas 1896, a prática do atletismo foi consolidada e popularizada em todo o mundo.

Em 1912 é fundada a Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Modalidades do Atletismo

Cada modalidade tem suas regras, como distâncias a percorrer, peso dos arremessos, altura dos saltos e etc.

A pista em que ocorrem as corridas é oval, mede 400 metros e possui 09 raias.

Entre as modalidades Olímpicas do atletismo, existem as seguintes:

Provas de Velocidade

  • 100, 200 e 400 metros rasos: São disputadas dentro do estádio em pistas ovais, sendo que cada atleta corre em uma faixa própria.
  • 100 feminino, 110 masculino, e 400 metros com barreiras: Ocorrem dentro do estádio, na pista oval, com equipamentos entre as raias que são os obstáculos a serem pulados. 
  • Revezamento: prova de corrida em grupos, com quatro atletas cada, que revezam entre si um bastão a cada 100 metros. A zona da troca do bastão, nos revezamentos, mede 20 centímetros.

Provas de meio-fundo e fundo

Nas provas de meio-fundo e fundo, o atleta não precisa correr em sua raia durante todo o percurso. Normalmente eles correm em fila na raia 1.

Maratona

É disputada na rua e tem um percurso de 42,19 km.

Marcha Atlética

Na marcha atlética, o atleta é obrigado a manter um dos pés sempre no chão, e o joelho da perna em movimento não pode dobrar até completar a passada. Após três advertências dos juízes, o atleta é desclassificado da prova.

Salto Triplo

Depois de uma corrida de impulso, o atleta dá três saltos até atingir a distância final na caixa de areia.

Salto em Distância

O atleta corre uma distância na pista para ganhar impulso e saltar o mais distante possível de um ponto determinado.

Salto em Altura

O atleta corre para ganhar impulso e saltar por cima de um sarrafo, que determina a altura do salto. A cada salto bem-sucedido, a barra sobre 3 cm e é feita nova rodada. Vence aquele que saltar mais alto sem derrubar a barra.

Salto com Vara

Um salto sobre o sarrafo, mas com o auxílio de uma cara flexível de 4 a 5 metros. A cada rodada em que os atletas foram bem-sucedidos ao ultrapassar o sarrafo, a barra sobre 5cm.

Arremesso de Peso

Prova realizada dentro do estádio, em que o peso deve ser lançado a maior distância possível. A bola masculina pesa 7,26 kg, e a feminina 4kg. 

Lançamento de Disco

É lançado um prato de metal que mede 219 a 221 mm de diâmetro e pesa 2kg, na modalidade masculina. Na feminina, pesa 1kg com 180 a 192mm de diâmetro no prato.

A área de lançamento em que fica o atleta possui 2,50 metro de diâmetro.

Lançamento de Dardo

São dardos de no mínimo 260 cm, pesando 800g, no masculino, lançados entre duas linhas de 90 cm de distância. Nas provas femininas, o dardo tem 220 cm e pesam 600g.

Lançamento de Martelo

É lançada uma bola de ferro presa a uma alça de arame, com 7,36kg e 1,2 metros.

Heptatlo

Exclusivamente feminina, são sete modalidades de atletismo disputadas ao longo de dois dias: 100 metros com barreiras, corrida de 200 e 800 metros, arremesso de peso, lancamento de dardo, salto em altura e em distância.

Decatlo

Prova masculina com dez modalidades de atletismo que ocorrem em dois dias: corrida de 100, 400 metros e 1500 metros, 110 metros com barreira, lançamento de peso, de dardo e de disco, salto em altura, com vara e em distância.

Veja também: Paraolimpíadas

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …