Pular para o conteúdo principal

Significado de Golpe militar

O que significa Golpe militar


Golpe militar é um golpe de Estado liderado por membros das forças armadas e do exército para o controle do Poder Executivo e, consequentemente, do Legislativo e Judiciário.

O golpe militar é uma estratégia de tomada de poder ilegal, pois constitui a derrubada de um governo a partir de ações inconstitucionais e que violam os princípios básicos da democracia: o voto direto, livre e secreto.

Por norma, o golpe militar é motivado pelo desejo da intervenção militar como forma de controle de determinada situação que não é de sua responsabilidade direta, por exemplo.

O golpe militar é um passo para a constituição de uma ditadura militar no país ou região onde foi dado este golpe de Estado.

Os golpistas elegem um novo presidente para o país (obrigatoriamente um militar de alta patente), alteram a Constituição nacional e, principalmente, instauram um regime extremamente rígido contra os opositores do golpe.

Perseguições, torturas, prisões e mortes são comuns nos países que vivem sob uma ditadura militar, pois todos os críticos ao governo militar são classificados como “criminosos políticos” e alvos de duras penas, de acordo com a legislação militar definida pelos golpistas.

Ver também: o significado de golpe de Estado e de Intervenção militar.

Golpe Militar no Brasil

A partir de uma série de eventos ocorridos entre 31 de março e 1 de abril de 1964, o Brasil sofreu um golpe militar que culminou ao regime de ditadura no país.

O golpe militar de 1964 depôs o presidente democraticamente eleito na época, João Goulart, assumindo o chefe do exército General Humberto Castelo Branco.

Todas as sedes e instituições que apoiavam o governo de Goulart foram tomadas pelos militares e seus membros perseguidos e presos como “traidores da Nação”.

Na época, o golpe militar foi amplamente apoiado pela grande mídia, que defendia ser a intervenção militar a única esperança do Brasil para escapar à tentativa de implantação de um governo similar ao da China ou Cuba, por exemplo.

A partir de 1965 os direitos civis começaram a ser reduzidos e as eleições para presidente deixaram de ser diretas, passando a ser uma tarefa exclusiva do Congresso.

A ditadura militar brasileira durou por 21 anos, acabando em 1985.

Motivos do golpe militar de 1964

A principal preocupação dos conservadores da década de 1960 no Brasil era de que o país se tornasse comunista. Esta questão surgiu a partir da observação das ações do presidente Jango (João Goulart), que defendia e incentivava manifestações sociais, estudantis e populares.

O movimento pelo golpe militar foi incentivada por membros da burguesia e conservadores, formando um núcleo de extrema-direita. 

Mas, apenas com os constantes índices elevados da inflação e queda da economia nacional, o governo de Goulart começou a se enfraquecer e perder apoio nacional. 

Saiba mais sobre o significado da Ditadura Militar.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …