O que significa Xenon
Xenon, também conhecido por xenônio, consiste num elemento químico bastante utilizado em lâmpadas e faróis de automóveis devido a sua alta capacidade de iluminação e eficiência energética.
O xenon é um gás nobre raro, que é normalmente encontrado no ar atmosférico. Existem diversas utilizações diferentes para este elemento químico, sendo o seu uso em lâmpadas de faróis de automóveis e flashes de câmeras fotográficas os mais comuns.
Nos faróis dos automóveis, o gás de xenon é colocado dentro de tubos que são ativados a partir de uma descarga elétrica, produzindo uma luz meio azulada ou branca (dependendo da temperatura) de alta intensidade.
Este modelo de iluminação é uma alternativa às tradicionais lâmpadas de halogéneo e LED, pois apresenta uma série de qualidades que vão desde a eficiência no melhoramento da visibilidade até o baixo consumo de energia do veículo, por exemplo.
Ver também o significado de LED.
Características do xenon
O xenônio é representado pelo símbolo Xe na tabela periódica, com número atômico 54 (54 prótons e 54 elétrons) e massa atômica igual a 131,3 u.
Este elemento químico foi descoberto 1898, por Sir William Ramsay e M.W. Trevers, e tem o nome derivado do grego xenos, que significa “estrangeiro” ou “estranho”.
O xenon está classificado como elemento membro do grupo dos gases nobres. Sua principal característica é a reação que apresenta (um intenso brilho azul) ao ser excitado com descargas elétricas.
O xenônio não é considerado um gás tóxico.
As aplicações do xenônio podem ser as mais variadas, desde a produção de anestésicos até como componente na confecção de propulsores de foguetes espaciais.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário