Pular para o conteúdo principal

Significado dos Astecas

Significado dos Astecas


Os astecas foram uma civilização pré-colombiana que habitou a região do atual México e Guatemala, durante os séculos XIV e XVI.

Considerado um povo guerreiro, os astecas conseguiram construir em apenas dois séculos um dos impérios mais impressionantes da história, contendo mais de 500 cidades e uma população de aproximadamente 15 milhões de pessoas.

O Império Asteca era comandado por um imperador, figura de extrema importância e que era responsável por liderar o exército. Por ser uma sociedade dedicada à guerra, a elite asteca era formada por chefes das forças militares.

Assim como a maioria das civilizações, a sociedade asteca era estratificada em diferentes grupos sociais: nobreza (formada pelo imperador e demais membros da elite política e militar); comerciantes (classe intermediária); camponeses (classe mais baixa); e escravos (formados predominantemente por prisioneiros de guerra).

O Império Asteca era comandado a partir da cidade de Tenochtitlán, que atualmente é conhecida como a Cidade do México, a capital mexicana.

A soberania asteca nesta região foi arruinada pela invasão e dominação espanhola durante o século XVI. Liderados por Diego Velásquez e Hernán Cortés, os espanhóis destruíram o império asteca.

Ver também: o significado dos Incas e dos Maias.

Calendário asteca

Assim como os maias, os astecas também desenvolveram um calendário próprio.

Conhecido como “Pedra do Sol”, o calendário asteca é famoso pela sua incrível precisão. Baseado no ano solar, o calendário é formado por 365 dias (assim como nos dias de hoje), sendo estes divididos em 19 meses (18 com 20 dias cada, e 1 com apenas 5 dias).

Cultura

O povo asteca desenvolveu um sistema de escrita próprio e bastante complexo, dividido em dois estilos: pictográfico, utilizado para representar objetos e figuras, e outro hieroglífico, formado por símbolos e sons. 

A arte asteca é riquíssima, marcada pelo uso de ouro, prata, tecidos, tintas e outros materiais para produzir diferentes tipos de ornamentos. A arquitetura asteca também é bastante conhecida pela construção de enormes pirâmides e templos, que eram usados durante os rituais religiosos. 

Economia

A base da economia asteca era a agricultura, onde predominava a produção do milho, pimenta, tomate, abóbora, cacau e outros tipos de grãos. Os astecas desenvolveram um sofisticado sistema de drenagem e ilhas de cultivo (chinampas), além de outras técnicas agrícolas que ajudavam a garantir uma melhor eficiência dos plantios.

Além da agronomia, o comércio também consistia na troca de mercadorias, como artesanatos, animais, serviços e alimentos.

Religião

A religião asteca é politeísta, ou seja, cultuavam vários deuses diferentes, que eram considerados personificações das forças da natureza, como o trovão, a chuva, o sol, a lua e etc.

Assim como nas demais civilizações pré-colombianas, os astecas também faziam sacrifícios humanos em rituais dedicados aos seus deuses. Normalmente, os guerreiros mais nobres e corajosos eram sacrificados, um ato tido como de extrema honra.

Incas, Maias e Astecas

São povos pré-colombianos que dominaram diferentes regiões do continente americano em períodos de tempo distintos.

Cada povo tinha a sua particularidade, cultura e tradição, mas todos se assemelham em um aspecto: entraram para a história como importantes e desenvolvidas civilizações.

Descubra quais as diferenças e semelhanças entre os Astecas, Maias e Incas

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …