Pular para o conteúdo principal

Significado dos Maias

Significado dos Maias


Os maias formaram uma civilização que habitou parte da América Central, durante um dos mais longos períodos da era pré-colombiana: aproximadamente 2,5 mil anos antes de Cristo até o começo do século XVI.

A civilização maia estava espalhada entre uma série de cidades-estado que ocupavam a região sul do México, Guatemala, Honduras, Belize e El Salvador.

Mesmo sendo uma das civilizações pré-colombianas mais antigas, os maias não chegaram a construir um império, como os Incas e os Astecas fizeram, por exemplo.

A sociedade maia era formada por três principais núcleos: a nobreza (primeira classe); os cobradores de impostos e mestres de cerimônias (segunda classe); e os camponeses e artesãos (terceira classe).

Os membros da primeira e segunda classe habitavam as cidades, enquanto os camponeses viviam nas periferias e eram obrigados a pagar elevados impostos aos seus líderes.

A mobilidade social não era comum na sociedade maia. Portanto, o indivíduo que nascia numa determinada classe, não tinha possibilidade de ascender a outros níveis sociais.

Economicamente, o povo maia vivia da agricultura, através do cultivo de algodão, tomate, batata, cacau e outras frutas. Também se dedicavam a criar alguns animais, como perus e abelhas.

O declínio da civilização Maia, ao contrário dos outros impérios pré-colombianos, não foi motivado pela invasão espanhola no século XVI. Neste período, os Maias já se encontravam em crise, provavelmente por causa das constantes guerras, aliado a um grave problema na produção agrícola, fazendo com que a população maia perecesse. 

No entanto, existem aproximadamente 4 milhões de descendentes do povo Maia nos dias de hoje, que habitam aldeias e regiões da América Central.

Profecias Maias

Uma das profecias maias mais famosas foi a do suposto “fim do mundo”, programado para o dia 21 de dezembro de 2012, de acordo com a interpretação contemporânea feita a partir do calendário Maia.

No entanto, de acordo com os especialistas e estudiosos da cultura maia, esta civilização não fazia profecias ou previsões para o futuro. Apenas se limitavam a prevê o destino de uma pessoa ou cidade a partir da analise do calendário, e com base em seus princípios religiosos.

Calendário Maia

Os maias são conhecidos pelo seu complexo e preciso calendário que, na realidade, consiste na junção de diversos outros calendários distintos.

Os calendários dos maias eram construídos em forma de pirâmides, que também serviam como observatórios dos sacerdotes astrônomos.

Religião

Os maias eram politeístas, ou seja, cultuavam diferentes tipos de deuses. Porém, existiam quatro divindades principais na religião maia, conhecidos por bacabs, e que representavam diferentes aspectos da natureza.

Os sacrifícios humanos eram comuns em rituais dedicados aos seus deuses. Normalmente, as pessoas sacrificadas eram prisioneiros de guerra capturados de outras tribos, por exemplo. Pelo fato de serem consideradas “seres puros”, muitas crianças também eram oferecidas nos sacrifícios Maias.

Outra particularidade da religião Maia é a ausência do conceito dualista do “bem” e do “mal”.

Cultura

Artisticamente, os maias produziam cerâmicas e tecidos tingidos, além de enormes construções arquitetônicas, como templos e pirâmides que utilizavam como observatórios astronômicos ou para rituais aos deuses.

Os maias também se destacaram no ramo dos estudos astronômicos e matemáticos. São conhecidos por terem criado as casas decimais e o conceito do valor de zero, por exemplo.

A língua oficial que era falava pelos maias era o Yucatãn, no entanto também falavam diferentes tipos de dialetos, formados a partir de influências absorvidas de outros grupos culturais menores.

Os maias desenvolveram um sistema de escrita que, assim como os egípcios, era baseado no uso de hieróglifos. O interior dos templos e pirâmides serviam de espaço para que acontecimentos importantes pudessem ser registrados pelos sacerdotes Maias.

Ver também: o significado de Hieróglifo

Maias, Astecas e Incas

São importantes civilizações pré-colombianas que ocuparam diferentes regiões do continente americano durante períodos de tempo distintos.

Cada cultura é conhecida pelas suas particularidades e avanços notórios em várias áreas do conhecimento humano, como a matemática, a astronomia, a agricultura, a arquitetura, as artes e etc.

Saiba mais sobre as semelhanças e diferenças entre os Maias, Astecas e Incas

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados