Pular para o conteúdo principal

Características do capitalismo

Características do capitalismo


Capitalismo é o sistema socioeconômico predominante no mundo contemporâneo. O seu principal objetivo é obter lucros e o acúmulo de riquezas.

O sistema capitalista surgiu em meados do século XV, substituindo o Feudalismo que imperava durante a Idade Média. Com este novo modelo, emergia a burguesia, a produção de capital, a desigualdade social, entre outras características que começaram a marcar o capitalismo.

Confira alguns dos principais aspectos que definem este sistema político-econômico que domina o mundo era da Globalização: 

1. Obtenção de lucro e a acumulação de riquezas

Este é o principal objetivo do capitalismo: obter riquezas. O lucro é proveniente dos valores acumulados a partir do trabalho coletivo fornecido pelas empresas privadas e desempenhado pelo proletariado (trabalhadores).

Para que o lucro seja sempre positivo, os donos dos meios de produção (capitalistas) adotam medidas de contenção de custos, como fornecedoras e matérias-primas mais baratas.

Descubra as diferenças entre o Capitalismo e o Socialismo.

2. Trabalhadores são assalariados

O trabalho assalariado é outra das principais características desse sistema socioeconômico. Os trabalhadores (proletariado) tem o direito por lei de receber uma remuneração em troca da sua força de trabalho. 

O salário começou a se tornar mais comum durante o período conhecido por Capitalismo Industrial (a partir de meados do século XVIII). Até então, a servidão e a escravidão eram os dois sistemas com maior presença no mundo, refletindo os costumes praticados durante a Idade Média (Feudalismo)

No sistema capitalista contemporâneo, os proletários representam a grande maioria, que dependem dos salários pagos fixamente pelos capitalistas (donos das propriedades privadas).

Os assalariados, por sua vez, usam este dinheiro para adquirir produtos e serviços de outros capitalistas, fazendo com que o sistema se movimente constantemente.

3. Predominância da propriedade privada

No sistema capitalista, os sistemas produtivos pertencem a uma pessoa ou a um grupo, de maneira geral.  Estes são bens particulares ou áreas de utilização individual.

Existe também dentro do sistema capitalista as chamadas empresas estatais, que em tese são de administração do Estado. Mas, devido às intensas crises econômicas, muitas delas acabam por ser privatizadas, ou seja, vendidas para empresas privadas.

4. Estado intervém pouco no mercado (Economia de Mercado)

Esta é a livre iniciativa de regulamentar o mercado capitalista, com pouca ou sem intervenção do Estado. Este processo é realizado através da chamada lei da oferta e da procura, onde os preços dos produtos são determinados de acordo com a procura pelos consumidores e a quantidade deste em oferta.

Para obter um melhor lucro, as empresas precisam oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis. Neste sentido, a concorrência é outro fator resultante desta lei da oferta e da procura, pois ela amplia as opções de compra, o que faz com que os preços possam baixar.

5. Divisão entre classes sociais

Considerada a característica mais polêmica do sistema capitalista, a divisão de classes determina dentro do processo de trabalho coletivo, o lado que detém o poder e o lucro e o lado de quem trabalha para a produção deste lucro.

De um lado está uma minoria denominada capitalista, representada pelos donos dos meios de produção e de capitais e do outro lado a maioria chamada proletários, pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc.

Este é o ponto principal da divisão de classes, pois nem sempre o capitalista oferece uma remuneração adequada e suficiente para atender todas as necessidades básicas dos trabalhadores.

Saiba mais sobre o Capitalismo e o que é ser Capitalista.

6. Crescimento da desigualdade social

Por fim, a desigualdade entre as classes sociais pode se tornar abissal, fazendo com que hajam grupos detentores de muita riqueza, enquanto outros vivendo em extrema pobreza.

A desigualdade social é um dos frutos mais problemáticos do capitalismo. Essa disparidade costuma estar associada ao desnivelamento na economia do país, ou seja, quando este não é capaz de garantir condições básicas para a garantia de um padrão de vida de qualidade para todos.

Saiba mais sobre: 

Desigualdade Social

Capital na economia

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…