Pular para o conteúdo principal

5 dicas de como identificar se você é uma pessoa empática ou simpática

5 dicas de como identificar se você é uma pessoa empática ou simpática


É muito comum no dia-a-dia, dizermos que uma pessoa foi simpática conosco ou que teve muita empatia, como se ambas tivessem significados semelhantes. Mas será que a empatia e a simpatia são mesmo parecidas?

Ao avaliarmos nossas atitudes, podemos saber se temos mais simpatia ou empatia pelo outro. Confira cinco dicas que podem te ajudar a identificar se você é uma pessoa empática ou simpática:

Avaliar sua perspectiva em relação ao outro

empatia

Ser simpático é diferente de ser empático!

Apesar da simpatia e da empatia serem palavras que possuem alguma relação, em seus significados elas são completamente diferentes.

A empatia remete a uma conexão com o outro, onde é possível, compreender as emoções alheias, enxergar como o outro vê e sente. Já a simpatia se refere a ter uma espécie de afeição por alguém, mesmo sem conhecer esta pessoa com mais afinco.

Veja também cinco sinais que te mostram como é sentir empatia.

Reconhecer as emoções

emoções

Saber identificar o que o outro está sentindo e reconhecer as emoções é um ponto importante para identificar se você é uma pessoa empática ou simpática.

Na empatia, gera-se uma conexão com a outra pessoa, que possibilita que você possa se colocar no lugar do outro. Na simpatia, você observa do lado de fora da situação, sem se envolver com o sentimento ou com o que ocorre com o outro. Isto não quer dizer que você não sinta absolutamente nada em relação ao que o outro esteja sentindo, mas você tende a ter sentimentos superficiais sobre aquilo.

Saber respeitar a opinião alheia

respeito

É muito importante a reflexão sobre nossa capacidade de compreensão do outro. Quando somos empáticos, não significa que concordamos com a opinião da outra pessoa, mas buscamos respeitá-la e entendê-la da melhor forma, sem qualquer julgamento.

Já quando somos simpáticos, temos uma tendência a nos aproximar mais do outro pelo que temos em comum, o que pode fazer com que acabe distanciando quem tenha posições e opiniões diferentes.

Avaliar sua disposição em ajudar

ajudar

A disposição em ajudar o outro é sempre um fator importante para identificarmos se somos empáticos ou simpáticos. Normalmente, na empatia, temos a habilidade de nos colocarmos na mesma perspectiva da outra pessoa, de maneira que possamos sentir sua dor e ajudá-la a superar aquilo.

Na simpatia, enxergamos as coisas com um certo distanciamento emocional, sem se comover demais pelo que o outro está sentindo ou passando.

Saber ter uma boa comunicação com o outro

comunicar

É importante que a gente consiga saber dizer ao outro que reconhecemos suas emoções. As pessoas empáticas fazem isso com mais naturalidade, sempre buscando dizer palavras que transmitam carinho, calma e conforto. Já as simpáticas evitam dizer qualquer coisa que demonstre um envolvimento maior com a situação.

Veja também o significado de Empatia e Simpatia.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…