Pular para o conteúdo principal

Significado de Energia fotovoltaica

O que significa Energia fotovoltaica


Energia fotovoltaica ou energia solar fotovoltaica é a eletricidade produzida a partir da radiação solar, ou seja, da luz do Sol. Representa um tipo de energia limpa e renovável.

Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. A energia fotovoltaica pode ser gerada mesmo em dias nublados ou chuvosos, no entanto em menor intensidade. 

A luz do Sol é absorvida pelas chamadas células fotovoltaicas, pequenas estruturas que formam os painéis solares que são afixados em locais onde haja incidência solar. Essas células são formadas de silício (Si), um dos elementos químicos mais comuns no planeta e ótimo semicondutor. 

A luz que chega nas células fotovoltaicas são carregadas de fótons, partículas que são constantemente irradiadas a partir do Sol. Os fótons reagem com essas células e estimulam os elétrons presentes no silício, fazendo com que estes se movimentem. A eletricidade é gerada a partir deste deslocamento dos elétrons, num fenômeno conhecido como Efeito Fotovoltaico.

Assim, a energia fotovoltaica produzida pelo painel solar é transmitida para um dispositivo chamado inversor solar, que transforma a corrente elétrica contínua (CC) em corrente alternada (AC). Desta forma, a eletricidade pode ser usada como parte integrante da rede elétrica local.

A primeira célula solar foi fabricada em 1883, pelo inventor norte-americano Charles Fritts. No entanto, a descoberta do efeito fotovoltaico pertence ao físico francês Alexandre Edmond Becquerel, em 1839. O termo 'fotovoltaico', por sua vez, foi usado em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta (1745 - 1827), o inventor da primeira bateria elétrica (pilha de Volta).

Saiba mais sobre a Energia renovável

Vantagens e Desvantagens da energia fotovoltaica

Principais vantagens

  • Energia totalmente renovável: a luz do sol é constante e consistente, aliás, a energia solar é tida como a mais previsível e estável entre as outras fontes de energia limpa (eólica e hídrica);
  • Não faz barulho: os painéis com células fotovoltaicas não fazem nenhum ruído enquanto estão produzindo a energia. O processo de obtenção da energia é totalmente silencioso;
  • Não polui: os painéis solares produzem mais de 20 vezes a energia que foi utilizada para a sua fabricação;
  • Não precisa de muita manutenção: os painéis duram mais de 25 anos com apenas uma limpeza anual;
  • Fácil instalação dos painéis;
  • Energia pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica;

Principais desvantagens

  • Não há o aproveitamento durante a noite: devido a ausência da luz solar durante a noite, os painéis não são capazes de produzir a energia fotovoltaica durante este período;
  • São caros: os painéis e células solares tem um elevado custo de aquisição;
  • Produção pode variar de acordo com as condições climatéricas: mesmo funcionando em tempos nublados ou chuvosos, a potência da produção diminui;
  • Formas de armazenamento da energia fotovoltaica são pouco eficientes.

Saiba mais sobre Energia solar.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…