Pular para o conteúdo principal

Significado do Síndrome de Burnout

Significado do Síndrome de Burnout


Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico que se caracteriza pelo esgotamento físico, mental e psíquico do indivíduo. Esse transtorno se desenvolve devido ao acúmulo de estresse no trabalho, por exemplo.

A dedicação intensa e exagerada à vida profissional, sem que a pessoa tenha momentos de relaxamento, é a principal causa para o desenvolvimento da síndrome de Burnout.

As principais características da Síndrome de Burnout se resumem em sensação de extrema exaustão (mesmo em períodos de descanso), despersonalização (indiferença em relação a coisas que antes davam prazer), distanciamento afetivo e agressividade. 

Esse distúrbio foi descrito pela primeira vez pelo médico psicólogo alemão Herbert Freudenberger (1926 - 1999), que diagnosticou a síndrome em si próprio em 1974. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

A síndrome de Burnout é considerada de caráter depressivo, principalmente devido ao comportamento que a pessoa afetada apresenta. Esta doença é considerada o ponto máximo do estresse profissional, podendo se desenvolver em indivíduos das mais variadas profissões, principalmente aquelas em que há um contato direto com outras pessoas. 

Os workaholics, ou seja, indivíduos que são viciados em trabalho são fortes candidatos a desenvolverem a síndrome de Burnout.

Burnout é uma palavra do idioma inglês e pode ser traduzida como 'queimar por completo'. Neste caso, o termo se refere ao desgaste emocional e, consequentemente, físico que a pessoa sofre.

Veja também o significado de Workaholic.

Sintomas da Síndrome de Burnout

Algumas dos principais sintomas desta síndrome de esgotamento profissional

  • Constante negatividade, sentindo como se nada fosse dar certo;
  • Cansaço físico e mental constante e em excesso;
  • Dificuldade para se concentrar em tarefas diárias;
  • Sem vontade de fazer atividades sociais e estar com outras pessoas;
  • Coloca constantemente a necessidade e vontade dos outros à frente das próprias;
  • Falta de energia para manter hábitos saudáveis;
  • Isolamento social (mesmo de familiares e amigos);
  • Alterações repentinas de humor (com muitos períodos de irritação);
  • Sentimento de insatisfação sobre aquilo que faz;
  • Alterações de humor e de memória.

Mesmo que os sintomas da síndrome de Burnout sejam quase que inteiramente psicológicos, algumas consequências físicas podem ser observadas, como: dores de cabeça, palpitações, tonturas, dores musculares e problemas de sono.

O tratamento para a síndrome de Burnout deve ser feita por um profissional qualificado, através do uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são fundamentais para ajudar a controlar os sintomas.

Saiba mais sobre o significado da Depressão.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados