Pular para o conteúdo principal

Significado de Passivo

O que significa Passivo


Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

Exemplo: “É bem verdade que João é um rapaz passivo. Meu pai sempre precisa tomar as decisões por ele”.

A característica de um comportamento passivo também pode estar atribuído a falta de iniciativa que ela tem na execução de ações. Normalmente, pessoas que são apáticas, indiferentes ou não cooperam em determinadas situações, são chamadas de pessoas passivas.

Exemplo: “Selma foi um tanto passiva em não ajudar a senhora a atravessar a rua”.

Para a contabilidade, o passivo é o valor monetário das dívidas, obrigações e compromissos feitos a uma pessoa, empresa ou instituição.

Veja mais detalhes do processo da contabilidade.

Ele pode ter dois tipos der atuação: circulante e não circulante.

O passivo circulante caracteriza todas as obrigações financeiras da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de bens de permanência duradoura, quando este vencerem no exercício seguinte. Caso estes financiamentos vençam após o exercício seguinte, este processo caracteriza o passivo não circulante.

Em ambos casos, se o ciclo da empresa tiver duração maior que a do exercício vigente, a concepção do passivo terá como base o prazo desse ciclo.

Na gramática, mais precisamente na linguística, o termo passivo está relacionado com voz verbal em que o sujeito tem o mesmo papel em relação ao objeto da voz ativa. O sujeito, que assim seria chamado na voz ativa, passa a ser o objeto direto na voz passiva, sofrendo algum efeito da ação.

Exemplo: “Roberto é passivo. Ele não é muito de ajudar os outros”.

Já para a filosofia, o termo é atribuído ao ser humano que é desprovido de liberdade ou do seu livre-arbítrio. Um ser passivo é aquele que não tem vontade própria.

Na área do direito, passivo caracteriza a reunião das responsabilidades, débitos ou dívidas de uma pessoa jurídica.

Este conceito é similar ao da área da economia, onde o termo passivo caracteriza a somatória dos saldos credores de contas diferentes em balanços econômicos.

Ainda na área do direito, especificamente na parte criminal, a expressão sujeito passivo se refere ao titular do bem jurídico lesado ou ameaçado pela conduta criminosa, ou seja, aquele que sofreu a infração penal por quem a cometeu.

A noção do termo passivo também é utilizada no contexto da sexualidade, para fazer alusão à uma pessoa que em uma relação conjugal, seja hétero ou homossexual, tende a ter uma postura de submissão durante o ato sexual. Este tipo de conduta também pode se estender para a vida cotidiana do casal.

Passivo e Ativo

É comum o termo passivo estar relacionado com a ideia contrária de ativo, uma vez que esta se refere à ideia de supor ação, proatividade. O passivo normalmente se opõe efetivamente à esta ideia.

Nos termos financeiros, o ativo e o passivo também são bastante relacionados. Enquanto o ativo caracteriza os bens, direitos e aplicações que tragam benefícios futuros para a entidade ou empresa, o passivo compreende todo o montante que ela deve pagar, seja de dívidas, obrigações e compromissos financeiros.

Sinônimos de passivo

O termo pode ser substituído por sinônimos como:

  • desinteressado;
  • desanimado;
  • apático;
  • indolente;
  • negligente;
  • displicente;
  • indiferente;
  • parado;
  • impassível;
  • inerte;
  • inativo.

Quando o termo estiver relacionado com procedimentos da economia e da contabilidade, ele pode ser substituído por sinônimos como: encargos, obrigações, ou dívidas.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …