Pular para o conteúdo principal

Significado de Espaço geográfico

O que significa Espaço geográfico


Espaço geográfico é um termo utilizado pela Geografia para caracterizar o lugar onde se realizam as modificações no meio ambiente feitas pelos humanos ao longo da história.

Este espaço foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram e habitam diferentes lugares. Ele também abriga todas as partes do planeta possíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas especialidades da ciência geográfica.

Em termos gerais, o espaço geográfico se difere do espaço natural, pois este último não sofre as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades, que envolvem tanto o meio rural quanto o meio urbano.

Alguns geógrafos e estudiosos da área abordam conceitos diferentes para o espaço geográfico, como o de que ele é um conceito ligado a um local que nos é familiar ou que faz parte de nossa vida, e paisagem que é a porção do espaço que nossa visão alcança e é produto da percepção.

Em alguns casos, ele também é visto como uma espécie de “receptáculo”, um palco das atividades humanas; em outros, ele é concebido como uma conjunção de elementos da natureza, sendo também conceituado como reflexo e condicionante das práticas sociais.

Então, o espaço geográfico constrói-se destas transformações dos elementos naturais pelas práticas antrópicas, guardando com ele marcas históricas das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, tendo em vista que novas construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma igualitária ao longo da extensão das sociedades.

Para compreender melhor o espaço geográfico, alguns conceitos são necessários para que se determine e se defina melhor o meio do qual falamos.

Um conceito importante e que se diferencia do conceito de espaço geográfico é o da paisagem, pois elas formam uma expressão externa do espaço, baseada principalmente nos sentidos humanos (visão, olfato, tato, audição e paladar).

Outro conceito utilizado para a compreensão do espaço geográfico é o de lugar, que caracteriza o espaço percebido pelos indivíduos através de uma relação de identidade, afetividade e pertencimento. Por exemplo, a casa dos pais pode ser considerado um lugar.

Existe também o conceito de território, que é entendido como uma porção do espaço delimitada pela propriedade ou pelo exercício de um determinado poder ou soberania. O Brasil, por exemplo, é um território cujo o Estado brasileiro é soberano e tem poder sobre ele.

E relacionando-se diretamente com o conceito de território, tem-se também o conceito de região, que pode ser compreendido como uma divisão ou delimitação do espaço geográfico realizada a partir de um critério previamente estabelecido. Ainda tomando como exemplo o Brasil, ele é dividido em regiões onde os estados possuem características geográficas, sociais e econômicas similares.

Ver também o significado de Paisagem natural.

Espaço geográfico brasileiro

O desenvolvimento do espaço geográfico brasileiro teve início com a colonização realizada pela coroa portuguesa, que se deu em forma de arquipélagos (ilhas), pois a medida que se mudavam as atividades econômicas algumas cidades surgiram, associadas as atividades econômicas em si e de forma isoladas.

Fatores como a extração do pau brasil e de especiarias, o cultivo da cana-de-açúcar, do café e a criação de gado bovino, além da missão dos jesuítas em catequizar as comunidades indígenas impulsionaram o desenvolvimento do espaço geográfico brasileiro.

Atualmente, o território brasileiro possui uma área total de 8.515.767,049 km², sendo o 5º maior país do mundo. Ele é composto por 26 estados e 1 distrito federal, divididos em cinco regiões (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul) e faz fronteiras com a Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (norte); Colômbia e Peru (noroeste); Bolívia (oeste); Paraguai e Argentina (sudoeste); Uruguai (sul).

Veja também o significado de Território.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …