Pular para o conteúdo principal

Significado de Fundamentação teórica

O que significa Fundamentação teórica


Fundamentação teórica ou Referencial teórico é um dos elementos da pesquisa científica que consiste na revisão de textos, artigos, livros e todo material pertinente da área ou do assunto estudado.

Também chamada de pesquisa bibliográfica, ela consiste na seleção das leituras que se referem ao assunto abordado no estudo e na capacidade de interpretar, discutir e de dialogar com os autores daquela área, na tentativa de compreender melhor o fenômeno estudado.

A fundamentação teórica também é importante porque serve de orientação para a análise e interpretação dos dados coletados para a pesquisa, uma vez que estes devem ser interpretados à luz do referencial teórico já existente.

Esta etapa é importante nas pesquisas científicas e nos trabalhos de conclusão de curso. Se bem executada, ela consegue dar credibilidade a pesquisa e situá-la no contexto do campo científico. Neste sentido, deve-se buscar fontes fidedignas e que ofereçam informações de qualidade para a pesquisa.

Normalmente, a fundamentação teórica é utilizada em dois momentos importantes da pesquisa: na elaboração do projeto inicial e na sua redação final.

No projeto inicial as ideias tendem a não ser muito claras quanto aos objetivos da pesquisa e somente com o seu andamento é possível avaliar o que é importante colocar de informações. Nestes momentos, a função do orientador é de fundamental importância para nortear o aluno sobre quais autores e textos utilizar (bibliografia adequada).

Já na redação final, a fundamentação teórica é tida como uma comparação com os resultados obtidos, para refletir se de fato o aluno conseguiu atingir seus objetivos.

Saiba mais sobre o Referencial teórico.

Como fazer uma fundamentação teórica?

A fundamentação teórica é uma etapa onde é preciso ter bastante atenção para não cometer falhas que possam prejudicar a qualidade da pesquisa.

Portanto, são necessários alguns cuidados na hora da elaboração desta fase como:

  • a observação das normas técnicas aplicadas às pesquisas científicas (as Normas da ABNT, por exemplo);
  • a correta redação deste tipo de leitura, bem como a sua devida referência;
  • não cair no erro de plagiar o conteúdo que serviu como referência para a teorização do trabalho;
  • não se limitar ao uso de um ou dois autores para apresentar as abordagens previamente feitas sobre o conceito a ser analisado.

Veja também o significado sobre a ABNT.

Para montar o referencial teórico é necessário, antes de tudo, identificar os pontos-chave do trabalho, ou seja, os principais conceitos que envolvem o objeto de análise. 

A seguir, o pesquisador deve traçar um caminho em todo o histórico de pesquisas relevantes sobre o conceito central identificado. A próxima etapa é selecionar os autores mais significantes que estudaram esse assunto e apresentar as suas diferentes abordagens. Fazer a comparação entre os trabalhos dos vários autores também é importante, pois ajuda a enriquecer a fundamentação teórica.

Em resumo:

  1. Identificar os principais conceitos do trabalho;
  2. Apresentar um histórico sobre os principais trabalhos já feitos sobre o assunto;
  3. Identificar as abordagens dos diferentes autores sobre os conceitos.

Exemplo de fundamentação teórica

Vamos supor que o tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é sobre a linguagem cinematográfica dos movimentos modernistas e pós-modernistas, por exemplo.

Para desenvolver a fundamentação teórica, além de olhar para o tema, o pesquisador precisa definir a problematização e os objetivos do estudo. Após essa fase, poderá identificar quais são os conceitos centrais do trabalho e começar o desenvolvimento do histórico sobre o assunto.

No exemplo citado podemos supor que os temas principais sejam o cinema, o modernismo e o pós-modernismo. Antes de seguir com a analise é necessário contextualizar e teorizar esses conceitos. Para isso, o pesquisador deve procurar conteúdos (livros, artigos, filmes, etc) que tratem desses assuntos e diferenciar as várias abordagens já utilizadas por outros autores.

O referencial teórico, como o nome sugere, serve para dar uma referência do ponto de vista da teoria sobre o assunto que será analisado. 

Veja também o significado do TCC.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados