Pular para o conteúdo principal

Significado de Nefertiti

O que significa Nefertiti


Nefertiti foi a rainha da 18ª dinastia de faraós do Antigo Egito, venerada entre os egípcios da época como uma “deusa viva”.

Esta importante personagem da história egípcia viveu durante o século XIV a.C, e era a esposa oficial do faraó Amenhotep IV, que ficou conhecido como Aquenáton.

O faraó Aquenáton aboliu o politeísmo no Antigo Egito (adoração de diferentes deuses) e instituiu o monoteísmo, fazendo com que os egípcios passassem a venerar excepcionalmente o deus-sol Aton.

Porém, com o passar do tempo, Aquenáton transformou o culto ao deus Aton num sinônimo de adoração à família real egípcia, ou seja, a ele mesmo.

Nefertiti, por sua vez, por ser a esposa principal do faraó, acabou por “absorver” todas as divindades femininas que eram tradicionais do culto politeísta. Assim, passou a ser venerada como uma semi-deusa.

Devido a grande popularidade e relação que Nefertiti tinha com o sistema monoteísta imposto por seu esposo, alguns historiadores acreditam que ela morreu como alvo de um assassinato orquestrado por sacerdotes defensores do politeísmo.

Na tradução livre, Nefertiti significa “a mais bela chegou”. De acordo com alguns egiptólogos, esta rainha é sempre descrita como um símbolo de fascinante beleza.

Este sentido se intensificou quando foi descoberto, na cidade de Tel el-Amarna (antiga Akhetaton), um dos bustos de calcário de Nefertiti, caracterizado por expressar um lindo rosto feminino.

Chamado de “busto de Nefertiti”, esta escultura foi encontrada em 1912 e atualmente pertence ao acervo do Museu de Berlim, na Alemanha.

Nefertiti e Nefertari

Muitas pessoas confundem a “rainha-deusa” Nefertiti com outra famosa rainha egípcia: Nefertari.

Ao contrário de Nefertiti, que foi esposa do faraó Aquenáton, Nefertari foi companheira de Ramsés II e viveu durante o século XIII a.C.

Ver também: o significado do Olho de Hórus e dos Hieroglifos

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…