Pular para o conteúdo principal

Significado de Desenvolvimento humano

O que significa Desenvolvimento humano


Desenvolvimento humano é um conceito baseado na ideia de liberdade dos seres humanos, para que estes tenham as oportunidades e capacidades de viverem com qualidade de vida e de acordo com os seus objetivos.

Ao contrário do crescimento econômico, o desenvolvimento humano não está diretamente relacionado com a análise dos recursos financeiros, mas sim com a satisfação das pessoas com o modo como vivem a vida. 

Assim, para analisar o nível do desenvolvimento humano de determinado grupo, deve-se observar não a renda, mas todas as condições e oportunidades que os indivíduos possuem para conseguirem ter uma vida com dignidade e qualidade.

Saiba mais sobre Qualidade de vida.

No âmbito da psicologia, o desenvolvimento humano se refere à formação da identidade do indivíduo, ou seja, o seu comportamento, os valores, capacidades, e etc. Neste aspecto, o desenvolvimento humano leva em consideração vários fatores distintos, como características genéticas, padrões intelectuais, emocionais, os grupos de convívio em que está inserido, o desenvolvimento físico, entre outros. 

Fases do desenvolvimento humano

Do ponto de vista psicológico, o desenvolvimento humano foi amplamente estudado pelo psicólogo suíço Jean Piaget (1896). Ao analisar o comportamento de suas próprias filhas, Piaget definiu as diferentes fases do desenvolvimento do ser humano:

Período sensório-motor (0 a 2 anos)

Estágio anterior à linguagem. Neste período o indivíduo começa a adquirir controle motor, criar laços afetivos e desenvolver os primeiros reflexos e movimentos. 

Período Pré-Operatório (2 a 7 anos)

Desenvolvimento da linguagem, da fala e das habilidades físiscas. No entanto, nesta fase as crianças ainda não são capazes de realizar operações concretas. Durante este período a pessoa ainda não é capaz de ter empatia, por este motivo o egocentrismo ainda é marcante.

Período das Operações Concretas (7 a 12)

Desenvolvimento da capacidade de raciocinar. Aprimoramento do pensamento, quando as crianças começam a pensar de forma mais lógica e solucionar algumas problemas menos complexos.

Período das Operações Formais (12 anos em diante)

Todas as capacidades e competências estão desenvolvidas. Domínio do pensamento lógico. Indivíduos passam a agregar valores morais à sua conduta e a pensar de modo a tomar decisões mais complexas.

Índice de Desenvolvimento Humano

Com o intuito de medir e avaliar a qualidade de vida das pessoas nas diferentes sociedades, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O Índice de Desenvolvimento Humano análisa três principais fatores que representam requisitos básicos para a qualidade de vida das pessoas: saúde, educação e renda. 

Atingindo essas três dimensões do IDH, o ser humano é capaz de ter uma vida longa e saudável, acesso ao conhecimento (que é essencial para a garantia do exercício das suas liberdades individuais), e condições financeiras para manter um padrão de vida estável (comprar comida, pagar suas contas básicas e ter um abrigo, por exemplo).

O IDH foi idealizado pelos economistas Mahbub ul Haq e Amartya Sen, que apresentaram os primeiros resultados no Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 1990.

Saiba mais sobre o significado do IDH.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …