Pular para o conteúdo principal

Significado de Consumismo

O que significa Consumismo


O consumismo é o ato de adquirir bens, produtos ou serviços de maneira exagerada.

Normalmente o consumismo está ligado ao modo de vida que é orientado pelo consumo exacerbado de coisas supérfluas, em razão de um significado simbólico como a felicidade, o sucesso ou o prazer da compulsão estimulada sobretudo pelos meios de comunicação de massa. Esta maneira de agir, sem qualquer questionamento ou posicionamento crítico é chamada de alienação social.

A prática do consumismo teve seu início a partir da Revolução Industrial no século XVIII, o que possibilitou o aumento da escala de produção e incrementou o volume de mercadorias em circulação, aumentando assim o consumo de produtos.

Ela também é uma das principais características das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização, pois este consumo excessivo e desenfreado visa, sobretudo, o lucro das empresas e o desenvolvimento econômico.

E esta expansão do consumismo acarretou em diversos problemas para estas sociedades, como o desenvolvimento de doenças relacionadas ao consumo, estresse, além do sentimento de insatisfação e impotência financeira dos consumidores, que podem gerar problemas mais graves.

Veja também o significado do capitalismo e globalização.

Consequências do consumismo

Um bom exemplo dos problemas que o consumismo pode acarretar é a Síndrome de Diógenes, nome patológico do distúrbio atribuído às pessoas que têm tendência a acumulação de coisas, objetos e outras coisas desnecessárias, que elas guardam durante muito tempo, criando uma espécie de relação sentimental.

Outra patologia associada ao consumismo é chamada de oniomania, um transtorno psicológico obsessivo-compulsivo desenvolvido, onde os indivíduos tornam-se compradores compulsivos bem como grandes endividados. Representa um tipo de consumismo exagerado. Essas pessoas geralmente são ansiosas e são consumistas natos. Elas sentem um grande alívio e satisfação após o ato de consumo, que entretanto, retorna em curto espaço de tempo, gerando um enorme círculo vicioso.

Consumismo e consumo

Ainda que sejam termos semelhantes e tenham relação direta, o significado de consumismo e consumo são distintos. O consumo está associado ao ato necessário de consumir, atribuído a todos os seres humanos. Já o consumismo faz referência à patologia que remete ao consumo excessivo e alienado, caracterizando uma perturbação mental.

Neste sentido, todas as pessoas são consumidoras, porém quando este consumo é realizado de forma excessiva e compulsiva, ocorre então o consumismo.

Consumismo e Meio Ambiente

Estas relações de consumo na sociedade chamam atenção também para os problemas ambientais, que vêm se tornando cada vez mais frequentes no planeta. O consumo excessivo leva ao acúmulo de objetos e ao excesso de lixo. Isso ocorre porque os processos de consumismo estimulam cada vez mais os consumidores a comprar, por meio da chamada obsolescência programada.

Por outro lado, existem indivíduos que conseguem praticar o consumo consciente e consumir somente o suficiente para sobreviver.

Veja também o significado de Consumidor.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …