Pular para o conteúdo principal

5 supostas práticas da maçonaria que você precisa conhecer

5 supostas práticas da maçonaria que você precisa conhecer


Antes de tudo, vamos esclarecer uma coisa: a maçonaria não é uma sociedade secreta, mas sim um grupo centenário de existência bastante conhecida. Afinal de contas, se não fosse assim não estaríamos aqui falando sobre ela, não é mesmo?

É inegável, no entanto, que a maçonaria é rodeada por muitos segredos e mistérios que há séculos inflamam o imaginário popular. 

Separamos algumas das supostas práticas mais curiosas que estão associadas a esta sociedade fraternal. Se são verdadeiras ou não, somente os verdadeiros maçons poderão afirmar!

1. Os maçons nunca testemunham uns contra os outros

Não sabemos se esta prática ainda é aplicada nos dias de hoje, mas no passado os maçons se recusavam a testemunhar contra outros membros da ordem maçônica em julgamentos. 

Pior do que violar a lei - ao negar ou dar falso testemunho perante um processo judicial - para um maçom era inconcebível a traição de um companheiro, sendo este um 'crime' imperdoável para os membros da sociedade.

2. Os iniciantes são 'enforcados'

forca

Calma, não tem nada a ver com pessoas mortas penduradas pelo pescoço. Nos rituais de iniciação a forca é usada como um símbolo para os maçons, representando o cordão umbilical materno ou ainda um sinal para que possam manter o silêncio sobre os segredos da Ordem.

Como dissemos na introdução deste artigo, somente os verdadeiros maçons saberão ao certo a simbologia por trás deste ato 'ameaçador'.

3. Obsessão pelo Sol

venerando o sol

Os maçons acreditam no incrível poder que a energia solar possui e, supostamente, costumam admirar o astro-rei durante a sua transição diária na Terra, de leste para oeste. Aliás, por este motivo, os edifícios maçons costumam ser construídos virados para um desses sentidos, leste ou oeste. 

Na maçonaria ainda há a crença de que o leste (nascer do sol) simboliza o 'renascimento'. 

4. Acolhem todas as crenças - menos os ateístas

A maçonaria não é considerada uma religião, por isso não distingue os seus participantes pelas suas crenças, sejam católicos, muçulmanos, budistas e etc. Todos são bem-vindos... menos os ateístas. 

O motivo é simples: para ser maçom você precisa acreditar numa força superior, coisa que não é levada a sério pelos ateus.

Aliás, a maçonaria é conhecida por aceitar os grupos que são tradicionalmente excluídos pela sociedade, como os homossexuais, por exemplo. E mesmo as mulheres ainda não sendo aceitas em várias das lojas maçons, já existem diversos grupos mistos, onde homens e mulheres atuam de modo igualitário e sem discriminações.

5. São poderosos e controlam o mundo

homem poderoso

Na realidade isto é mais uma crença do que uma possível prática na maçonaria. Sempre existiu a ideia de que os maçons são indivíduos cultos, de grande sucesso e poder. Provavelmente, esta imagem surgiu pelo fato de muitos membros da organização serem pessoas envolvidas em questões políticas e econômicas, intelectuais ou artistas. 

Célebres personalidades como Winston Churchill, Nelson Mandela, Martin Luther King Jr., Dom Pedro I, Beethoven e George Washington foram membros da maçonaria, fazendo com que a áurea do 'poder' permanecesse e crescesse. 

BÔNUS: Maçonaria para jovens

Uma das condições básicas para fazer parte da maçonaria é ser maior de idade, mas isso não impede as crianças e jovens de também pertencerem a comunidade maçom. Existem algumas ordens especiais que são destinadas exclusivamente para os pequeninos:

  • Ordem Internacional do Arco-Íris e a Ordem Internacional das Filhas de Jó: para meninas, entre os 11 e 20 anos.
  • Távola dos Escudeiros: para meninos, entre os 9 e 11 anos.
  • Ordem DeMolay: exclusivo para membros do sexo masculino, entre 12 e 21 anos. 

Saiba mais sobre o significado da Maçonaria e as Curiosidades da Maçonaria.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …