Pular para o conteúdo principal

Significado da Mitologia nórdica

Significado da Mitologia nórdica


Mitologia nórdica representa o conjunto de crenças, lendas e mitos que pertencem aos chamados povos escandinavos. São as narrativas que marcaram a Era dos Vikings, que habitam a região atualmente abrangida pela Suécia, Dinamarca, Noruega e Islândia, principalmente.

Originalmente, a mitologia nórdica era transmitida oralmente, no entanto, a partir do século XIII começaram a ser registradas todas as crenças dos nórdicos da época. Foi o poeta e historiador islandês Snorri Sturluson que reuniu as principais histórias sobre a mitologia e publicou as conhecidas Eddas - coleções de poesias que relatam as lendas dos povos escandinavos antigos.

Assim como a mitologia grega, romana e egípcia, a nórdica (também conhecida por germânica) reúne várias personagens fantásticas, como deuses, heróis, monstros, feiticeiros e narrativas que tentam explicar a origem do universo e dos seres humanos.

Uma peculiaridade interessante de se observar na mitologia nórdica é o fato das divindades não terem vida eterna. Assim como os seres humanos, os deuses podem morrer (como notamos durante o evento conhecido por Ragnarök).

Saiba mais sobre o significado de Mitologia.

Uma das caracteristicas da mitologia nórdica, e que se diferencia das demais mitologias, é a crença da existência de 9 (nove) mundos diferentes:

  • Midgard: reino dos seres humano, ou seja, o planeta Terra como conhecemos. Este mundo era guardado pela deusa Jord.
  • Asgard: reino dos deuses. Este mundo é separado de Midgard por imensos muros. O guardião é Heimdall. Odin e Frigga são os líderes de Asgard. A ligação entre Midgard e Asgard é feita através da Bifrost, uma ponte semelhante a um arco-íris.
  • Niflheim: reino de gelo e frio, governado por Hela, a deusa do inferno. Neste mundo se encontro os gigantes e anões de gelo.
  • Vanaheim: mundo onde repousam os deuses Vanir, responsáveis por favorecer a fertilidade, o comércio, a paz e o prazer.  
  • Svartalfheim: local onde habitavam os seres subterrâneos, chamados de svartálfar ('elfos negros). O líder deste mundo é Hoder, o deus cego da justiça, filho de Odin e Frigga.
  • Jotunheim: mundo dos gigantes (Jotuns), predominantemente do tipo rocha e neve. O líder de Jotunheim é Thrym, o rei dos gigantes.
  • Nidavellir: reino dos anões, localizado no subterrâneo de Midgard. Nidavellir é liderado por Vidar, o deus da vingança.
  • Muspelheim: reino dos gigantes de fogo. O líder deste mundo é Surtr, o gigante de fogo.
  • Álfheim: reino dos elfos, seres mágicos de aparência humana e grande beleza.

Deuses da mitologia nórdica

Entre alguns dos principais deuses da mitologia nórdica, destaque para:

  • Odin: é o pai dos deuses nórdicos. Está sempre acompanhado de dois corvos, Huginn (pensamento) e Muninn (memória).
  • Thor: deus do Trovão e filho de Odin. Este é considerado um dos deuses mais cultuados e queridos pelos nórdicos, principalmente entre os camponeses. A sua arma era o Mjölnnir, um martelo super poderoso que usava para lutar contra os gigantes.
  • Loki: considerado o 'pai das mentiras'. É meio deus e meio gigante. Costuma ser descrito como um deus controverso, pois ao mesmo tempo que tem uma natureza malígna, ajuda a manter o equilíbrio no mundo dos deuses.
  • Frigga: deusa da fertilidade, do amor e da união. Também é conhecida como a esposa de Odin e madrasta de Thor. Para os nórdicos, Frigga era vista como a protetora da família e das mães.
  • Freyr: deus da abundância, considerado a divindade da prosperidade, da paz, dos casamentos, das boas colheitas, da fertilidade, da alegria e da paz.
  • Hela: deusa do Reino dos Mortos (Helheim) e filha de Loki. Metade do corpo da deusa era de uma linda mulher, enquanto que a outra parte consistia num terrível corpo em decomposição.

Símbolos da mitologia nórdica

  • Yggdrasil: consiste numa árvore mítica e sagrada, considerada a 'árvore da vida' e que sustenta todos os 9 mundos. 
  • Valhalla: é a residência dos deuses, também conhecido como o 'Salão dos Mortos'. Neste local os deuses eram recebidos quando morriam com honra em suas batalhas.
  • Ragnarök: é o 'fim do mundo', de acordo com a mitologia nórdica. Este episódio representa o fim de todas as criaturas, sejam os humanos, deuses, monstros, heróis ou gigantes. 

Saiba mais sobre o significado do Ragnarok.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …