Pular para o conteúdo principal

Significado de Ciências sociais

O que significa Ciências sociais


As ciências sociais são uma ampla área de estudos voltada a entender a forma de funcionamento, desenvolvimento e organização das sociedades.

Nas ciências sociais são estudados todos os aspectos importantes relacionados a uma sociedade: suas origens, processos históricos, funcionamento, aspectos de desenvolvimento, transformações sociais, conflitos, características culturais e hábitos.

Qual a área de estudo das ciências sociais?

As ciências sociais trabalham com a investigação e a pesquisa sobre os diversos aspectos relacionados ao comportamento humano ao longo do tempo e como esses comportamentos podem influenciar a estrutura de uma sociedade.

Para compreender o funcionamento da sociedade, além de estudar os fenômenos sociais atuais, também são estudadas as origens históricas da sociedade, os processos de desenvolvimento e os diversos comportamentos humanos.

Estuda-se  como os aspectos sociais de um local influenciam e individualizam a identidade de uma determinada sociedade. São pesquisados os acontecimentos sociais, comportamentos individuais e coletivos, identidades do povo, hábitos culturais, familiares e econômicos.

As três áreas de estudo das ciências sociais

As ciências sociais abrangem três diferentes áreas de estudo: a antropologia, a sociologia e a ciência política.

  • Antropologia: estuda as características da sociedade, como os hábitos culturais, religiosos, econômicos e as estruturas familiares.
  • Sociologia: estuda o funcionamento dos relacionamentos sociais entre os indivíduos que fazem parte de uma sociedade.
  • Ciência política: estuda o funcionamento da política, as ideologias, os regimes e sistemas de governo e a forma como se desenvolvem as relações de poder.

Estas áreas de estudo, cada uma com suas particularidades, buscam compreender os diferentes aspectos sociais para poder entender as diferenças da realidade humana dentro de um determinado contexto social.

Qual a importância das ciências sociais?

A existência das ciências sociais é importante para ajudar a compreender melhor o funcionamento de uma sociedade, sua diversidade cultural e o modo de comportamento dos indivíduos, como seres que fazem parte de um grupo social.

Isto é importante para interpretar melhor as diferentes realidades sociais existentes, assim como para entender quais são os valores morais e sociais que fazem parte de um determinado contexto social. Da mesma forma, os estudos das ciências sociais são importantes para compreender os ciclos históricos e as transformações sociais que acontecem ao longo do tempo.

Os resultados destes estudos podem ser usados para muitas finalidades. Por exemplo: na avaliação de atividades dos governos, em projetos educacionais, na implementação de políticas públicas, em pesquisas de mercado, na política e em projetos sociais.

Quem é o profissional dos estudos sociais?

Quem tem formação nesta área é chamado de cientista social. Este profissional é o responsável pela elaboração de estudos e pesquisa em ciências sociais.

Fazem parte do trabalho do cientista social o estudo dos processos e modificações históricas e a análise de comportamentos dos diferentes grupos sociais. A coleta de dados e a pesquisa sobre o funcionamento de instituições políticas também fazem parte do trabalho desse profissional.

O mercado de trabalho de um cientista social pode ser bem abrangente. Além de ser um pesquisador, ele também pode atuar como palestrante, como consultor ou assessor em diversos ramos da sociedade, tanto na esfera pública como na esfera privada.

Curso de ciências sociais

O curso na faculdade de ciências sociais tem a duração média de quatro anos e abrange as disciplinas das três áreas que fazem parte das ciências sociais: sociologia, antropologia e ciência política.

Dentre outras disciplinas, fazem parte do currículo do curso matérias como geografia, história, antropologia, economia, estatística, sociologia, filosofia, política e metodologia científica. O curso também contempla disciplinas práticas que incluem pesquisa de campo e coleta e análise de bases de dados.

O curso pode ser obtido com duas habilitações diferentes: bacharelado e licenciatura. O bacharel em ciências sociais atua prioritariamente na área de pesquisa, análise de dados e consultoria. Já o licenciado em ciências sociais, além de trabalhar com pesquisa, também é habilitado para trabalhar com o ensino nesta área.

Diferença entre ciências sociais e ciências humanas

As ciências sociais estudam os mais variados aspectos da sociedade e a influência do comportamento humano em uma determinada sociedade. Já as ciências humanas, embora também estudem o ser humano, são mais voltadas aos seus aspectos individuais, como é o caso da psicologia.

Portanto, a maior diferença entre elas é que as ciências sociais estudam o comportamento humano como parte de um coletivo, como um ser social; enquanto as ciências humanas estudam aspectos do homem que são mais considerados em sua individualidade.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é o órgão responsável pelas normas do ensino superior no Brasil, considera que muitas das disciplinas estudadas no curso de ciências sociais fazem parte da área de ciências humanas, como é o caso da filosofia, história e sociologia.

Assim, embora sejam consideradas pertencentes à diferentes áreas de conhecimento, é importante saber que se tratam de áreas interdisciplinares e que, em conjunto, estudam os inúmeros aspectos sociais.

Ciências sociais aplicadas

Ciências sociais aplicadas é uma denominação de uma área de conhecimento, criada pela Capes.

De acordo com o órgão são incluídos na área das ciências sociais aplicadas cursos como administração, arquitetura e urbanismo, biblioteconomia, ciências contábeis, comunicação social, direito, serviço social, entre outros. 

Veja também os significados de Antropologia, Ciência PolíticaSociologia e Filosofia.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…