Pular para o conteúdo principal

Significado de Desenvolvimento

O que significa Desenvolvimento


Desenvolvimento é toda ação ou efeito relacionado com o processo de crescimento, evolução de um objeto, pessoa ou situação em uma determinada condição.

O ato de se desenvolver resulta na ação de estar apto para o próximo passo, direção, indicação ou etapa superior a que se encontra na fase atual.

Por esta razão, a noção de desenvolvimento pode estar relacionada tanto a coisas, pessoas, situações ou fenômenos de variados tipos.

Utiliza-se a referência de desenvolvimento, por exemplo, quando se conta partes de uma história ou narrativa. O desenvolvimento é descrito como o momento no qual tomam lugar os conflitos e situações a serem resolvidas na história.

O desenvolvimento também pode estar relacionado com o progresso e a melhoria positiva de um determinado lugar, como uma cidade ou um país.

Neste contexto, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU responsável por elaborar a medida conhecida como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calcula o desenvolvimento em termos quantitativos e qualitativos que indicam o grau de melhoria do local. 

Veja mais sobre o significado de IDH.

Sinônimos de desenvolvimento

  • progresso;
  • evolução;
  • andamento;
  • prosperidade;
  • crescimento;
  • expansão;
  • progressão;
  • aperfeiçoamento;
  • melhoramento;
  • elaboração;
  • otimização.

Desenvolvimento de texto

Para criar uma redação, seja narrativa ou opinativa, esta precisa estar dividida em três principais partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

O desenvolvimento é a parte mais extensa da redação, pois é onde são expostos todos os argumentos que ajudam a afirmar o ponto de vista proposto pelo redator no texto.

Saiba também como fazer uma Introdução e uma Conclusão.

Desenvolvimento Sustentável

Consiste na incorporação métodos e técnicas que possibilitem o constante crescimento e sustentação das sociedades, mas com o cuidado de não prejudicar o meio ambiente. É a utilização consciente dos recursos naturais disponíveis na natureza.

desenvolvimento sustentável

Desta forma, o objetivo do desenvolvimento sustentável é englobar as necessidades de três principais grupos: social (suprindo as necessidades dos indivíduos da atual geração); ecológico (evitar o desgaste, poluição e demais impactos ambientais); e econômico (que possibilite o crescimento econômico). 

Exemplos de Desenvolvimento Sustentável

Entre algumas das principais ações que colaboram (direta ou indiretamente) para o desenvolvimento sustentável estão:

  • Uso de fontes de 'energia limpa' (energia solar, eólica e geotérmica, por exemplo);
  • Reciclagem do lixo;
  • Usar sacos de papel ou ecobags no lugar de sacos plásticos (quando vai ao supermercado, por exemplo);
  • Uso de carros elétricos;
  • Uso de meios de transportes públicos ou alternativos (bicicletas, por exemplo);
  • Criação de ciclovias de qualidade e seguras para estimular o uso de bicicletas;
  • Não desperdiçar água (uso consciente dos recursos naturais).

Saiba mais sobre o Desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento Econômico

Representa o aumento da produtividade ou da renda por habitante (per capita), ao mesmo tempo em que ocorre o acúmulo de capital e um determinado progresso técnico do local.

Este processo é realizado através da alteração positiva das variáveis quantitativas e qualitativas de uma cidade ou de um país. Como resultado do desenvolvimento econômico, os cidadãos apresentam um aumento na qualidade de vida.

Na maioria dos casos, essa melhoria é refletida em mudanças na estrutura social (melhorias na saúde, trabalho, moradia, alimentação, segurança, educação, etc).

Desenvolvimento Humano

O desenvolvimento humano também está relacionado com o processo de crescimento e evolução dos seres humanos, desde as etapas primárias da vida até as mais elevadas.

É neste processo que o indivíduo adquire o que chamamos de condutas, normas, valores, formas de pensar e modos de agir em sociedade.

Saiba mais sobre o Desenvolvimento humano.

Desenvolvimento Cognitivo

É o conceito que caracteriza o processo evolutivo de compreensão das ideias e de aprendizagem humana.

Este é um campo de estudo da neurociência e da psicologia que se dedica a compreender o desenvolvimento humano desde a infância, nos seus níveis de processamento de informações e compreensão das mesmas. Estas habilidades perceptivas, junto com outros aspectos contribuem para a evolução do desenvolvimento cerebral da pessoa.

Saiba mais sobre o significado de Cognitivo.

Desenvolvimento Pessoal

O desenvolvimento pessoal caracteriza o processo de crescimento das habilidades pessoais e dos potenciais do ser humano, em benefício da construção do conhecimento e da melhoria da qualidade de vida.

Este é um processo que se refere aos sistemas de métodos, programas, técnicas e ferramentas de avaliação que garantem o desenvolvimento humano ao nível das organizações. Ele também inclui atividades como:

  • Melhorar a própria consciência;
  • Otimizar o autoconhecimento;
  • Desenvolver ou aprimorar novas habilidades;
  • Construir ou renovar a identidade ou autoestima;
  • Desenvolver os pontos fortes / positivos;
  • Ter um novo estilo ou qualidade de vida;
  • Melhorar a saúde.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …