Pular para o conteúdo principal

Significado de Gordura trans

O que significa Gordura trans


A gordura trans, também chamada de gordura transgênica, é um tipo de gordura cuja formação tem origem em um processo de hidrogenização que pode ocorrer de forma natural ou industrial.

A hidrogenização natural dá-se quando o processo ocorre no rúmen dos animais. Por este motivo, alguns produtos de origem animal, como a carne e o leite, possuem gordura trans. Nestes casos, a quantidade de gordura trans é muitíssimo pequena.

A hidrogenização industrial ocorre quando óleos vegetais líquidos são transformados em gordura sólida. A gordura trans industrializada também é chamada de gordura hidrogenada.

Trata-se de uma gordura específica cuja composição química apresenta ácidos graxos trans.

Para que serve a gordura trans?

Juntamente com as gorduras saturadas e insaturadas, a gordura trans integra o conjunto de gorduras totais que um alimento pode conter.

A gordura trans é utilizada para dar consistência a alguns alimentos e/ou para aumentar o seu período de conservação.

Diferença entre as gorduras trans, saturada e insaturada

A gordura trans é uma gordura que pode ser de origem animal (quando formada por um processo químico que ocorre no estômago dos ruminantes) ou industrializada.

É extremamente nociva ao corpo humano e causa muitos males à saúde, principalmente no que diz respeito ao aumento do colesterol ruim e à diminuição do colesterol bom.

A gordura saturada é uma gordura de origem animal que além de estar presente nas carnes brancas e vermelhas, pode ser encontrada no creme de leite, na manteiga, no bacon, no iogurte, dentre outros.

Trata-se de uma gordura nociva ao corpo humano, que causa o aumento do colesterol ruim e consequentemente, problemas cardíacos. A ingestão diária máxima não deve ultrapassar os 20 gramas.

A gordura insaturada, por sua vez, é uma gordura de origem vegetal. É uma gordura encontrada, por exemplo, em alimentos como abacate, azeite de oliva, amêndoa, castanha do Pará, sementes de linhaça, etc.

É benéfica para o corpo humano pois ajuda a baixar o colesterol ruim. No entanto, o consumo excessivo pode ocasionar problemas coronários.

A ingestão diária máxima não deve ultrapassar os 2 gramas.

A principal diferença entre esses três tipos de gordura é que, enquanto a gordura trans e a gordura saturada são nocivas ao corpo humano em qualquer quantidade ingerida, a gordura insaturada, se consumida sem excessos traz benefícios ao organismo.

Alimentos que possuem gordura trans

Embora alguns alimentos de origem animal contenham gordura trans, isso ocorre em quantidades muito pequenas.

Os alimentos com maior índice de gordura trans são os industrializados.

Alguns exemplos de alimentos com alto índice de gordura trans:

  • Sorvete
  • Biscoito
  • Molho de salada
  • Margarina
  • Batata frita
  • Salgadinhos de pacote
  • Bolo confeitado
  • Creme vegetal
  • Tortas
  • Pães
  • Pipoca de micro-ondas
  • Bombom

Veja o significado de transgênicos e saiba mais sobre alimentos transgênicos.

Malefícios causados pela gordura trans

O consumo de gordura trans não traz nenhum benefício para o organismo. Qualquer quantidade mínima ingerida faz mal para o corpo humano, por isso, quanto menor for o consumo, melhor para a saúde.

Confira abaixo o que o consumo de gordura trans causa.

  • Risco de aparecimento de placa de gordura no interior de veias e artérias.
  • Aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL).
  • Obesidade.
  • Diminuição do colesterol bom (HDL).
  • Gordura acumulada no abdômen.
  • Risco de problemas cardíacos (AVC e infarto, por exemplo).

Saiba mais sobre o significado de LDL e HDL, obesidade e colesterol HDL.

Como controlar o consumo de gordura trans?

A única forma de controlar a quantidade de gordura trans a ser ingerida é através da verificação do rótulo dos produtos a serem consumidos.

Para optar por uma alimentação mais saudável, deve-se dar preferência aos alimentos com menor índice de gordura trans ou, preferencialmente, àqueles que sequer a contém.

O valor de gordura trans dos alimentos deve estar explícito no rótulo do produto e indicado em gramas por porção.

Também é importante verificar se houve uso de gordura hidrogenada no preparo dos alimentos a serem consumidos.

Se a gordura hidrogenada for um dos itens da lista de ingredientes de um alimento, o consumidor precisa ter atenção ao valor do índice desse item, pois gordura hidrogenada é exatamente a mesma coisa que gordura trans industrializada.

Consumo de gordura trans no Brasil

Como o consumo de gordura transgênica não traz nenhum benefício a saúde, não existe um valor mínimo diário recomendado para o consumo.

No território brasileiro, desde o segundo semestre de 2006 as empresas são obrigadas a declarar o índice de gordura trans de seus produtos alimentícios nos respectivos rótulos.

O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) estabeleceram que o índice de gordura trans dos alimentos deveria ter um limite máximo de 2 gramas até o ano de 2010.

Tendo em conta que, mesmo em quantidades pequenas, esse componente traz malefícios à saúde, o limite máximo de 2 gramas também é recomendado pela ANVISA (Associação Nacional de Vigilância Sanitária).

Curiosidade

De acordo com uma resolução da ANVISA de 2003, os alimentos cuja lista de ingredientes contemplasse a gordura trans deveriam passar a exibir um símbolo de alerta na sua embalagem.

Esse símbolo consistia em um T dentro de um triângulo e tinha a finalidade de alertar as pessoas para a presença da substância, permitindo assim que as próprias decidissem se queriam ou não fazer tal consumo.

símbolo gordura trans

Símbolo que indicava a presença de gordura trans nos alimentos

Em 17 de abril de 2018, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou o fim da obrigatoriedade do símbolo.

O direito do consumidor alega que esta medida fere o direito à informação. No entanto, a CMA diz que a informação relativamente à presença de gordura trans será mantida nos rótulos através de texto.

Confira a imagem abaixo e veja como os dados nutricionais são informados aos consumidores.

rótulo_gordura trans

Rótulo de embalagem de produto alimentar

Se por um lado o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) afirma que a identificação do símbolo era muito mais rápida, alguns produtores consideram que o símbolo alarmava os consumidores e fazia com que as vendam de determinados produtos fossem reduzidas.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…