Pular para o conteúdo principal

Significado de Keynesianismo

O que significa Keynesianismo


Keynesianismo é uma teoria econômica que se opõe ao Liberalismo, pois defende a intervenção do Estado no controle da economia nacional, com o intuito de fazer o país atingir o pleno emprego.

Esta doutrina político-econômica foi criada pelo economista inglês John Maynard Keynes (1883 - 1946) como uma alternativa ao modelo liberalista, que atingiu o seu ápice no final da segunda década do século XX, quando ocorreu a famosa Crise de 1929

Os Estados Unidos, durante a presidência de Roosevelt, usou o modelo keynesiano na tentativa de salvar o país da grande crise de 29. Esta doutrina econômica foi a base para o famoso plano New Deal, que visava tirar os EUA da 'Grande Depressão'.

A teoria Keynesiana foi oficialmente apresentada por Keynes na obra 'Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda' (General Theory of Employment, Interest and Money), publicada em 1936. Aliás, este livro se tornou base e referência para os novos estudos sobre a Economia e Administração. 

Muitas pessoas acham que Keynes defendia a estatização da economia, como seguiam os países socialistas com base na teoria marxista, mas ele era defensor do modelo capitalista. No entanto, este economista também acreditava que o Estado deveria ser o responsável por controlar determinados fatores, como a garantia de benefícios sociais aos trabalhadores para que estes tivessem um padrão mínimo de vida.

Por este motivo, o Keynesianismo também ficou conhecido como o 'Estado de bem-estar social'.

Ver também: significado do Capitalismo.

Características do Keynesianismo

Algumas das principais características que definem o Keynesianismo são:

  • Desenvolvimento de ações políticas para o protecionismo econômico;
  • Intervenção estatal nas areas da economia onde as empresas privadas não podem ou desejam atuar;
  • Oposição ao liberalismo e neoliberalismo;
  • Benefícios sociais à população (salário mínimo, seguro desemprego, seguro saúde, etc);
  • Redução das taxas de juros;
  • Garantia do pleno emprego;
  • Equilíbrio entre a produção e a demanda.

Keynesianismo e o Neoliberalismo

O keynesianismo é o oposto do neoliberalismo. Este último, assim como o liberalismo clássico, defende a baixa participação do Estado na economia, enquanto que o primeiro prevê a intervenção do Estado em assuntos que as empresas privadas negligenciam.

De acordo com as ideias de Adam Smith, precursor do liberalismo, o próprio capitalismo continha mecanismos que serviam como autorreguladores socioeconômicos da sociedade. Desta forma, para os liberais, o Estado devia apenas garantir a propriedade privada. 

Com a Crise de 29, a chamada 'Mão Invisível' do capitalismo se mostrou ineficaz como única alternativa para manter a economia equilibrada. 

Foi a partir desta incerteza que o Keynesianismo teve espaço, afirmando que o Estado deveria interferir na sociedade e na economia para garantir que todos os cidadãos tivessem uma vida com o mínimo de dignidade. 

Saiba mais sobre o Neoliberalismo.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …