Pular para o conteúdo principal

Significado de Mente

O que significa Mente


A mente pode ser caracterizada como um estado, dimensão ou fenômeno complexo da natureza humana que associamos ao ato de pensar.

Ela está relacionada com o conceito de descrever as funções do cérebro humano no que diz respeito a potência intelectual, funções cognitivas e comportamentais humanas.

A palavra é originada do latim méntem e significa 'pensar, conhecer, entender'. Porém, ela também pode ter o significado de medir, ponderar, visto que, com as habilidades que ela possui, ela pode avaliar o peso e as consequências dos pensamentos.

A mente implica um conjunto de processos que se desenvolvem de forma consciente e inconsciente e permite ao ser humano ter a capacidade de obter informações, associá-las, analisá-las e obter suas próprias conclusões. Ela também está ligada a características humanas como a razão, a memória, a intuição, a inteligência, o arquétipo, o sonho, o sentimento, ego e superego, além de poder influenciar a conduta de um indivíduo, que conhecemos como uma pessoa 'mente aberta'.

É comum que exista alguma confusão entre os conceitos do que é o cérebro humano e a mente. O cérebro é a parte física, ou seja, é um órgão que se encontra na cavidade craniana que apresenta uma grande quantidade de neurônios (células do sistema nervoso). A mente representa como a parte imaterial e funcional deste órgão. Ela se encarrega do processamento da informação que recebemos e é responsável por responder a esta através de uma determinada conduta.

Há também alguma divergência entre as áreas do conhecimento que estudam a mente. A Neurociência é responsável por compreender o funcionamento da mente, através da atividade cerebral. Existe uma função vital de interação entre a mente e o cérebro, onde o que afeta um, afeta o outro também. Já a Psicologia é a área que estuda o comportamento da mente, tendo como base, práticas psicoterápicas que podem provocar alterações na atividade neural do cérebro.

Veja mais sobre o significado de Psicologia.

Como funciona a mente

Uma das principais características da mente é a de ter a capacidade de inteligência e raciocínio. Ela funciona de maneira que capta todas as informações que são armazenadas nos neurônios cerebrais e através deste processo, aliado também com os estímulos corporais, ela é capaz de entrar em sintonia com qualquer centro do sistema nervoso espalhado pelo corpo e levar a resposta daquela informação armazenada, em uma fração de segundos, permitindo com que a gente possa ter uma reação ou consequência para tal caso.

A atividade da mente atua dentro de três níveis que funcionam de acordo com as frequências das ondas cerebrais: Astral, alfa e teta. Eles trabalham sobretudo no consciente da mente e aliados ao campo energético do corpo, provocam diferentes níveis de relaxamento mental, que nos permitem descansar, pensar, sonhar, etc.

Existe também o nível da inconsciência. Nele, somente o subconsciente age e se assemelha a um estado de coma, ou ao nível onde nos encontramos no mundo espiritual.

A Mente Humana na Psicologia

A Psicologia é a ciência responsável pelos estudos comportamentais da mente. Ela atua de maneira a identificar estes comportamentos e através das suas práticas, pode alterar o funcionamento da mente humana, se houver necessidade.

Portanto, diferente da Neurociência, a Psicologia se preocupa em avaliar o comportamento e as reações da mente humana em determinadas situações, levando em conta fatores biológicos e sociais para explicar tais comportamentos.

A Psicologia se torna um dos estudos de fundamental importância para a mente humana, pois consegue ajustar suas práticas às descobertas e tendências atuais de observar a atividade mental, ampliando os horizontes e admitindo novas possibilidades e características à mente humana.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados