Pular para o conteúdo principal

Significado de Produção

O que significa Produção


Produção é um substantivo feminino que se refere a todo tipo de atividade ou processo que dá origem a um determinado serviço, objeto ou produto.

O termo tem sua origem do latim productĭo, que significa “fazer aparecer” e está relacionado com a ação de produzir, procriar, criar, originar, fabricar. Quando o termo se refere a aplicação a alguma coisa, ele significa gerar lucro.

O processo de produção envolve uma série de etapas e fatores que combinados, satisfazem as necessidades da sociedade à medida em que ocorre a demanda de bens e de serviços. São fatores como a terra, que fornece os recursos naturais, o esforço humano dedicado para a criação de determinado produto ou serviço e o capital, que representa o conjunto de bens que serve tanto para aumentar o processo da produção do produto como para o seu consumo. 

As atividades que estão diretamente ligadas ao processo de produção estão situadas nos ramos da indústria, do comércio, da agricultura e dos transportes.

A produção também está relacionada com a diferença entre o volume do que se produz em relação aos bens consumidos, pois é o que determina o valor acrescentado a estes recursos, apontando se haverá ou não lucro para a organização comercial.

Modos de Produção

Para a economia, os modos de produção são as formas de organização socioeconômica associadas a uma determinada etapa do processo de origem de bens e serviços. Eles são constituídos pelo objeto com o qual se trabalha e pelos meios de trabalhos identificados para a produção. São sete os principais modos de produção:

Modo de produção primitivo

É o que designa uma formação econômica e social baseada no trabalho e na propriedade coletiva dos meios de produção. É o modo mais antigo de produção e o que valoriza a terra em primeiro lugar.

Modo de produção escravista

Na sociedade escravista os meios de produção e os escravos eram propriedade do senhor dono da terra. O escravo era considerado um instrumento, uma ferramenta no processo de cuidado da terra. Desse modo, as relações eram baseadas no princípio de domínio e da sujeição.

Modo de produção asiático

Foi um modo de produção predominante em países como Egito, China, Índia e também na África do século passado e consistia na produção dos escravos e camponeses, que eram forçados a entregar tudo o que produziam ao Estado.

Modo de produção feudal

A sociedade feudal constituía-se na relação dos senhores feudais e seus servos. Os servos não eram escravos, mas serviam aos senhores em troca de alimentação e moradia.

Modo de produção socialista

A base econômica do socialismo é a propriedade social dos meios de produção, ou seja, eles são coletivos, não existindo empresas privadas. A finalidade do socialismo é a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população. Nela não há separação na relação entre patrão e empregado.

Veja mais sobre o conceito de Socialismo.

Modo de produção capitalista

A característica principal do modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção. As relações baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia e no trabalho assalariado.

Veja também o significado de Capitalismo.

Produção de Texto

A produção também pode estar ligada a ação de expor as ideias de maneira argumentativa, através das palavras. É a chamada produção textual ou produção de texto, que se configura em um importante requisito para processos seletivos de empregos ou ao ingresso no Ensino Superior.

A produção textual se divide em três principais tipos:

  • Dissertação: texto de caráter argumentativo e opinativo. Exemplo: artigos, resenhas, ensaios, monografias, dentre outros.
  • Narração: texto que narra fatos, acontecimentos ou ações de personagens num determinado tempo e espaço. Exemplo: crônicas, novelas, romances, lendas, dentre outros.
  • Descrição: texto que descreve objetos, pessoas, animais, lugares ou acontecimentos. Exemplo: os diários, relatos, biografias, currículos, dentre outros.

Produção Industrial

É a atividade realizada com o objetivo de transformar matéria-prima através dos esforços humanos, junto com as máquinas e a energia, em produtos que possam ser comercializados.

Esta é uma atividade surgida durante a primeira fase da Revolução Industrial, no fim do século XVIII e no início do século XIX.

Produção Audiovisual

É um segmento que está ligado diretamente a área de produção artística, cultural e multimídia, onde ocorre o planejamento e a execução da circulação de estratégias de comunicação no meio audiovisual. Sua formação está ligada a habilidade de desenvolver práticas de produção, roteiro, direção, captação e tratamento de imagens, edição, pós-produção e animação.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …