Pular para o conteúdo principal

Significado do Liberalismo econômico

Significado do Liberalismo econômico


Liberalismo econômico consiste na ideia da liberdade para a economia, sendo ela livre de interferências do Estado, por exemplo. O mercado econômico seria regulamentado e controlado por ele próprio, ficando a cargo dos indivíduos grande parte das decisões econômicas.

O princípio do liberalismo econcômico é defender a liberdade da ação produtiva, ou seja, as empresas terem o direito de escolher quais produtos fabricar, assim como o trabalhadores de escolher para quem querem trabalhar e, por fim, os consumidores serem livres para consumir os produtos que quiserem. 

A livre concorrência era incentivada e representaria um benefício para os consumidores e sociedade em geral, desde que seguisse os padrões éticos e morais previamente estabelecidos pela lei.

O liberalismo econômico nasceu como uma alternativa ao fim do Mercantilismo que, no final do século XVIII, já entrava em declínio na maioria dos países desenvolvidos, dando lugar ao capitalismo.

A economia liberal é uma ideia presente em nações capitalistas, representando o oposto total da ideologia socialista ou comunista, onde não existe o direito a propriedade privada ou ao mercado livre e individual, por exemplo.

Saiba mais sobre o Mercantilismo.

François Quesnay (1694 - 1774) e Vincent de Gournay (1712 - 1759) foram dois dos principais teóricos a desenvolverem a teoria do liberalismo econômico. No entanto, foi economista britânico Adam Smith (1723 - 1790), conhecido como o 'pai do liberalismo econômico', quem apresentou os conceitos que viriam a se firmar como característicos da livre economia.

Para Smith, o Estado não tinha que intervir na economia, pois esta seria controlada pela 'mão invísivel do mercado'. Aliás, a partir desta ideia surgiu a expressão que resumiria o conceito proposto pelo liberalismo econcômico: 'laissez faire, laissez aller, laissez passer, le monde va de lui-même', que significa 'deixai fazer, deixai ir, deixai passar, o mundo vai por si mesmo'.

Saiba mais sobre o significado de Laissez-faire.

De acordo com Adam Smith, ficaria a cargo do Estado apenas garantir a lei e a ordem, a defesa nacional e ofertar alguns bens públicos aos cidadãos que não seriam do interesse do setor privado (saúde pública, educação, saneamento básico, etc).

O liberalismo econômico entrou em crise com a Grande Depressão de 1929, mas várias de suas ideias ressurgiriam anos mais tarde com o surgimento do Neoliberalismo.

Ver também: significado do Neoliberalismo.

Características do liberalismo econômico

Entre as principais características defendidas pelo liberalismo econômico, destacam-se:

  • Típico em sociedades capitalistas;
  • Individualismo: liberdade da ação indivídual;
  • Livre mercado;
  • Livre câmbio;
  • Lei da oferta e procura, baseada na livre concorrência;
  • Participação mínima do Estado em questões econômicas;
  • Defesa da propriedade privada;
  • Valorização da mão de obra do trabalhador;
  • Laissez-faire.

Liberalismo econômico e político

Assim como o Liberalismo defendia a não participação do Estado no funcionamento da economia, fazendo com que houvesse uma livre concorrência e comercialização na nação, o Liberalismo político também privava a interferência do Estado em aspectos da vida social.

O Liberalismo político restringe a interferência do poder estatal em alguns dos direitos fundamentais dos cidadãos, como o direito à vida, à liberdade e à felicidade, por exemplo.

Ver também: significado do Liberalismo e Estado liberal.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados