Pular para o conteúdo principal

Significado do Mercantilismo

Significado do Mercantilismo


Mercantilismo é conhecido como um conjunto de ideias e práticas econômicas executadas pelos Estados absolutistas europeus durante a Idade Moderna, posterior ao período do Feudalismo.

O Mercantilismo é caracterizado por representar a intervenção do Estado sobre a economia, criando uma série de processos protecionistas que garantiam o enriquecimento com base na quantidade de capitais armazenados nos seus cofres. Quem saía ganhando com este sistema econômico era exclusivamente a burguesia e a nobreza.

A política mercantilista está baseada na ideia de que a riqueza e desenvolvimento do país era proporcional a quantidade de metais preciosos (ouro e prata, principalmente) que tinham em seu poder. Quanto maior o acúmulo dessas riquezas, maior seria o prestígio e respeito que o país teria entre as outras nações.

O Mercantilismo se intensificou a partir do século XV, com o início das grandes explorações marítimas, principalmente por Espanha, França e Portugal, e entrou em declínio em meados do século XVIII, com o surgimento de ideias liberais, onde as pessoas começavam a questionar a interferência direta do Estado na economia.

Ver também: significado do Liberalismo.

O termo “Mercantilismo” foi criado pelo economista e filósofo escocês Adam Smith, em 1776.

Características do Mercantilismo

  • Vigente durante o Absolutismo Monárquico, sistema de governo centrado exclusivamente na figura do rei / rainha. Assim, o Estado controlava totalmente a economia;
  • Acúmulo máximo de metais preciosos, prática que ficou conhecida como Metalismo ou Bulionismo;
  • Estado exporta mais do que importa, tática aplicada para fortalecer a indústria nacional. Esta prática ficou conhecida como Colbertismo (em referência ao ministro das finanças francês Jean-Baptiste Colbert, que impulsionou a ideia) ou Balança Comercial Favorável;
  • Acúmulo de capitais oriundos do comércio marítimo pelos países europeus, graças as grandes navegações. Graças a este sistema, os países podiam comprar barato e vender caro, através dos Pactos Coloniais;
  • Incentivo e desenvolvimento de indústrias locais, principalmente nos países mais ricos, dificultando a necessidade de importar produtos de outros Estados e evitando a saída de moedas;

Não significa, no entanto, que todas essas características eram seguidas em todos os países. Cada Estado dava preferência para um tipo de mercantilismo, seja ele o Metalista (como o adotado pela Espanha, por exemplo), ou o Colbertismo (que era mais comum na França).

Um dos países que mais mostrou versatilidade na aplicação do Mercantilismo foi Portugal que, de acordo com a situação econômica, criava um novo método de exploração que pudesse garantir a proteção da riqueza do Estado.

Porém, pode-se afirmar que a ideia do protecionismo e do metalismo foram comuns e estiveram presentes em praticamente todos os tipos de mercantilismo.

Absolutismo e Mercantilismo

Como dito, o Mercantilismo foi o principal sistema econômico durante o Absolutismo monárquico europeu, entre os séculos XV e XIII.

O regime absolutista, como o próprio nome sugere, concentrava o poder absoluto do Estado nas mãos de apenas uma pessoa: um rei ou uma rainha, geralmente.

Durante este período, a realeza mostrou-se aliada da alta burguesa, incentivando a exploração marítima e a ampliação do comércio por parte desta. Assim, o Mercantismo representava sinônimo de aumento de poder, pois quanto maior a expansão territorial, maior seriam os impostos cobrados pela Coroa.

Saiba mais sobre o Absolutismo e suas principais características.

Mercantilismo no Brasil

Durante o Brasil Colonial, o país era literalmente uma grande mina de ouro para Portugal, que aplicava o mercantilismo metalista ao explorar as jazidas de Minas Gerais, principalmente.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados