Pular para o conteúdo principal

Significado do Teocentrismo

Significado do Teocentrismo


Teocentrismo é a doutrina que considera Deus o centro de todo o Universo e responsável pela criação de tudo o que há nele. Esta filosofia era amplamente defendida na Idade Média e baseada nos preceitos da Bíblia.

Para os teocentristas, o chamado 'desejo divino' era considerado superior a qualquer vontade ou racionalidade humana. Desta forma, todo tipo de pensamento que não fosse considerado sagrado era pecaminoso, como o prazer humano, por exemplo.

O teocentrismo medieval considerava a Bíblia cristã e Deus como as únicas verdades de todo o universo. Qualquer tipo de ideia empirista ou científica era fortemente reprimida pela igreja na época, fazendo com que a mentalidade teocêntrica permanecesse forte na população por séculos.

Etimologicamente, teocentrismo é formado a partir do grego theos, que significa 'Deus', e kentron, que quer dizer 'centro'.

Em oposição ao teocentrismo surgiu a doutrina antropocentrista, conceito que ressalta a importância e valor do ser humano no mundo, como um ser dotado de inteligência e capacidade de mudar o meio ao seu redor.

Características do teocentrismo

  • A religião exercia um poder absoluto;
  • Deus era considerado o centro do Universo e de tudo o que existe nele;
  • Pensamentos empíricos e científicos eram reprimidos e tidos como heresias;
  • Modelo geocêntrico - Terra como centro do sistema solar;
  • Própria de religiões monoteístas - cristianismo, por exemplo.

Teocentrismo e Antropocentrismo

Como dito, durante a Idade Média o teocentrismo era a doutrina que dominava o mundo. A religião e a ideia de que Deus era o centro do Universo exercia uma grande influência na vida da população da época.

Mas, com o surgimento do humanismo renascentista e de outras transformações sociais, filosóficas e históricas que a Europa presenciou a partir do século XVI, nascia a ideia do antropocentrismo (anthropos 'humano' e kentron 'centro').

Saiba mais sobre o Humanismo.

Um dos principais marcos para o desenvolvimento do antropocentrismo foi o Heliocentrismo de Copérnico, que considerava a teoria de que a Terra girava ao redor do Sol, sendo este último o centro do sistema solar.

A teoria de Copérnico (1473 - 1543) se opunha totalmente ao modelo geocêntrico defendido pela Igreja naquele período, que considerava a Terra como o centro do sistema solar. 

O heliocentrismo, aliado a crise da Idade Média, da Igreja e o início das grandes navegações marítimas foi muito importante para a mudança da mentalidade da população europeia. Aos poucos, como consequência disso, as pessoas começaram a se questionar mais sobre assuntos relacionados ao ser humano, desenvolvendo e fortalecendo aspectos filosóficos, culturais e artísticos.

Saiba mais sobre o Antropocentrismo.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…