Pular para o conteúdo principal

5 Diferenças entre amor e paixão

5 Diferenças entre amor e paixão


Paixão e amor são dois sentimentos muito fortes, mas isso já sabemos... E por mais que estejam relacionados, são totalmente distintos, e é nesta parte que a confusão começa!

Você sabe identificar o que caracteriza a paixão e o amor? Psicólogos, filósofos e até mesmo neurologistas se dedicam a estudar estes sentimentos e a delimitar as diferenças de cada um.

Para não errar na hora de se declarar, saiba reconhecer se o que você sente é amor ou paixão!

Fatores de atração

A psicologia define a paixão como a manifestação do fenômeno da projeção, ou seja, quando a pessoa projeta suas idealizações no parceiro(a). 

Isso quer dizer que, quando estamos apaixonados somos atraídos pela idealização que fazemos do próximo, e não necessariamente pela pessoa como verdadeiramente é. 

Normalmente, quando estamos apaixonados as características que mais nos atraem são as físicas, sejam os belos olhos, os lábios, a pele suave ou o sorriso, por exemplo.

Já com o verdadeiro amor conseguimos enxergar muito além das aparências, identificamos a chamada 'beleza interior' da pessoa, ou seja, os seus valores, a sua autenticidade e personalidade acabam por ser tão ou mais excitantes do que um belo sorriso. 

As ilusões também desaparecem com o amor. As pessoas que se amam verdadeiramente conseguem identificar as qualidades e os defeitos do parceiro e, mesmo com as brigas, optam por lidar com as adversidades em prol de uma vida a dois.

Quando começa e quando termina?

coração partido

Vários autores descrevem a paixão como um 'sentimento avassalador' e, assim como uma grande tempestade, costuma fazer muito estrago, mas uma hora ou outra acaba por chegar ao fim... 

Alguns estudos sobre o comportamento humano dizem que a paixão pode durar algumas semanas ou anos (1 a 2 anos, em média). Após este período, das duas uma: fim de relacionamento ou início de uma história de amor.

Ao contrário da paixão, o amor não acontece à 'primeira vista'. Este sentimento é bastante profundo e complexo, sendo necessário um longo período de tempo para que possa se desenvolver. 

E engana-se quem pensa que o amor é garantido para todo o sempre. Sim, os amores podem chegar ao fim! Mas, para que isso não aconteça, o casal nunca deve deixar de se empenhar em respeitar, cuidar e ser sinceros um com o outro.

Saiba mais sobre o significado da paixão.

'O fim de semana ideal'

casal na bicicleta

Em outras palavras: qual o programa perfeito para você e seu parceiro(a)?

Como a paixão é uma fase mais intensa, existe a necessidade de “viver intensamente” a relação, por isso é comum que os casais apaixonados queiram estar constantemente na companhia um do outro, seja num jantar romântico com vista mar ou deitados no sofá escolhendo uma série qualquer na Netflix!

Atenção, não significa que no amor não exista esta preocupação ou vontade, mas quando amamos não estamos presentes apenas para os programas divertidos e românticos, mas também para aquilo que sabemos que é importante para o companheiro(a), mesmo que seja a coisa mais chata do mundo para você.

Resumindo: amar é apoiar incondicionalmente o próximo, fazendo com que mesmo os programas mais chatos - como assistir a um seminário sobre astrofísica ou ir no aniversário dos sobrinhos do parceiro(a) – sejam ótimos, apenas por ver o rosto de satisfação e felicidade da pessoa que você ama.

Como enfrentam os momentos de crise?

Alguns autores consideram a paixão como a “fase de lua de mel” da relação, onde as brigas ainda não são tão constantes. Mas, elas sempre acabam por chegar. Sempre.

E quando isso acontecer, talvez seja uma boa oportunidade para você refletir sobre os seus verdadeiros sentimentos para com o seu parceiro(a).

casal brigando

As brigas existem (e muito) mesmo entre as pessoas que se amam, a diferença entre os momentos de crise na paixão e no amor é o modo como lidamos com as situações.

Se você simplesmente não admite cedências para apaziguar uma situação de conflito, preferindo apenas “fugir” dos dramas e evitar confusões, então ok, talvez esta pessoa não seja mesmo o “amor da sua vida”.

O amor é feito de trocas e consensos. Podemos até ficar irritados e querem nos afastar, mas quando brigamos com quem amamos verdadeiramente, a vontade de pôr os pingos nos i’s e achar uma solução para a crise fala sempre mais alto. Nestes momentos é importante que ambos estejam abertos a compreender não apenas quem são como indivíduos, mas também os sentimentos e pontos de vista do parceiro.

Diálogo e compreensão são dois ingredientes importantes num relacionamento amoroso de sucesso!

dando amor

O que é mais importante na relação?

Se a primeira coisa que você pensa quando reflete sobre a sua relação é a maravilhosa química 'carnal' que vocês têm, então é provável que o amor ainda não tenha batido a sua porta.

Não interpretem mal, esse tipo de contato íntimo é essencial em qualquer relação amorosa… Mas, no amor, o sexo está longe de ser a coisa mais importante. Quando amamos queremos a garantia da felicidade da pessoa amada, e o desejo de cuidar e ajudar o parceiro(a) a conquistar os seus sonhos e objetivos mais audaciosos.

A coisa mais importante no amor é justamente isso: lutar e garantir a felicidade de quem você ama! Lembrando que este sentimento precisa ser mútuo para que a relação se mantenha, caso contrário, é provável que a pessoa que está contigo não seja a “destinada” a receber todo o amor que você tem a dar.

E por fim, amar também é saber dizer adeus.

homem pedindo mão da mulher

Ah, e não esqueçamos que o amor pode ir muito além do que o tradicional 'amor romântico', ok? O amor tem muitas formas e manifestações, você só precisa encontrar a sua!

Saiba mais sobre o Amor.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Zonas Pilosas

Significado de Zonas Pilosas
Zonas pilosas é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.Nas plantas, todas as raízes possuem uma zona pilosa, caracterizada por possuir muitos pêlos finos, que têm como função absorver a água que a planta necessita para as suas atividades vitais sem as quais a planta não consegue viver. Esse processo de absorção da água do solo é uma das matérias primas para o processo de fotossíntese das plantas.A área radicular corresponde a 130 vezes a área da parte áerea da planta e é uma adaptação contra a grande perda de água na forma de vapor - transpiração vegeta. - que ocorre na parte aérea. Quando uma planta é arrancada do solo, perde grande quantidade desses pelos absorventes e de raízes pequenas. Com isso, sua capacidade de absorção, principalmente de…

Significado de Cavalo de Tróia

O que significa Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia é um dos principais símbolos da famosa guerra de Tróia, usado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos.De acordo com a história narrada na obra “Ilíada” de Homero, o Cavalo de Tróia era feito de madeira e totalmente oco por dentro.O guerreiro grego Odisseu teria tido a ideia de construir um gigantesco cavalo e presentar os troianos, como um gesto simbólico de rendição da guerra.Os troianos aceitaram o “presente” e levaram o cavalo para o interior das muralhas de Tróia. Todos os soldados beberam e comemoraram a rendição do inimigo e, quando todos estavam dormindo, centenas de soldados gregos saíram de dentro do cavalo e atacaram a cidade.Para ajudar a destruir os seus inimigos, os guerreiros liderados por Odisseu abriram os portões da cidade, possibilitando uma total invasão dos gregos em Tróia, que foi totalmente destruída.A partir desta história surgiu a expressão popular “presente de grego”, quando alguém está se referindo…