Pular para o conteúdo principal

Significado de Engenharia

O que significa Engenharia


Engenharia é a aplicação de métodos do conhecimento científico ou empírico destinados à utilização de recursos materiais e naturais para o benefício do ser humano.

É a área do conhecimento que aborda os conceitos de projeção, desenvolvimento, construção, análise e manutenção de alternativas que auxiliem e facilite a vida da sociedade nas atividades cotidianas.

A palavra engenharia tem origem do latim ingenium, que significa 'produzir ou gerar talento ou qualidade nata'. Inicialmente, ela era aplicada a qualquer equipamento mecânico, sobretudo na área militar.

A engenharia também pode ser a profissão na qual se adquire a formação técnica dos conhecimentos científicos destinados à criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que sejam funcionais para a vida do ser humano. Neste processo, ela reúne outros ramos especializados, onde cada um atua com mais ênfase no seu determinado campo de aplicação, com suas particularidades tecnológicas.

O profissional que atua nesta área recebe o nome de engenheiro. A função dele consiste na materialização de soluções que resolvam problemas e satisfaçam as necessidades humanas, utilizando a técnica e o conhecimento adquirido na sua formação.

Tipos de Engenharia

Por se tratar de uma área que utiliza de muitos conhecimentos técnicos, como cálculo, química, física, entre outros, é comum admitir que a engenharia está ligada à área das Ciências Exatas, além de contemplar diversos ramos do conhecimento.

Engenharia Civil

É uma das áreas mais conhecidas da engenharia. É a parte dedicada à projeção, construção, gerência e manutenção de todos os serviços ligados à infraestrutura produzida para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.

Veja mais sobre o significado de Engenharia Civil.

Engenharia de Produção

É área responsável por gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais para garantir a produtividade da empresa.

Engenharia Mecânica

Parte da engenharia que cuida da criação, desenvolvimento, construção e manutenção de máquinas e equipamentos em geral.

Engenharia Ambiental

Área da engenharia voltada para o desenvolvimento sustentável, ou seja, que se preocupe com os limites dos recursos da natureza.

Veja mais sobre o significado de Desenvolvimento Sustentável.

Engenharia Elétrica

Segmento presente em todos os aspectos da engenharia que envolvem a produção de energia, desde a geração, transmissão, transporte e distribuição até aos estabelecimentos residenciais e comerciais.

Engenharia de Alimentos

É a parte que utiliza técnicas usadas na fabricação, conservação, transporte e armazenamento de alimentos de origem animal e vegetal.

Engenharia da Computação

São todos os conjuntos de conhecimentos utilizados para o desenvolvimento de computadores e seus periféricos, como softwares e hardwares.

Engenharia Biomédica

É uma área importante da engenharia, que se dedica aos estudos e aplicações para a criação de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, voltados para o diagnóstico de doenças e tratamentos terapêuticos.

Engenharia Química

Área da engenharia destinada ao desenvolvimento de processos industriais que utilizam técnicas de extração de matérias-primas e de produtos químicos para transformações físico-químicas.

Engenharia Genética

São técnicas da engenharia utilizadas para a manipulação e recombinação dos genes, que servem para a reformulação, reconstituição e até a geração de seres vivos.

Símbolo da Engenharia

A representação simbólica da engenharia é a imagem da deusa Minerva (deusa da sabedoria, das artes, da estratégia e da guerra) - a equivalente romana da deusa grega Atena - com um capacete na cabeça, dentro de uma engrenagem, conforme a imagem abaixo:

símbolo engenharia civil

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados