Pular para o conteúdo principal

Significado de LSD

O que significa LSD


LSD é a abreviação de dietilamida do ácido lisérgico (do alemão Lysergsäurediethylamid), uma das drogas alucinógenas mais potentes que existem.

O LSD é uma substância líquida sintética (criada em laboratório) sem cheiro, sem cor e com gosto amargo. Sua forma de utilização mais comum é através da via oral, com a ingestão de gotas diluídas em água ou absorvidas em micropontos de papel.

O LSD é uma droga de uso, posse e comercialização proibidas e, na maioria dos países, criminalizadas. Dependendo da região, o LSD também é popularmente chamado de ácido, doce, papel ou quadrado.

LSD - Micropontos

A forma de comercialização mais comum de LSD é através de micropontos de papel nos quais a substância é pingada e absorvida.

Efeitos do LSD

LSD - Cérebro

Monitoramentos da atividade cerebral comprovaram que o LSD aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro e cria conexões entre neurônios.

Diversos experimentos já demonstraram que o LSD aumenta a atividade neural e cria conexões entre diferentes partes do cérebro. Esses efeitos ocasionam inúmeras alterações na percepção, que se iniciam cerca de 1 hora após a ingestão da droga e podem durar até 12 horas. Além disso, os efeitos mais comuns envolvem:

Efeitos físicos

  • Aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial
  • Insônia
  • Desidratação
  • Pupilas dilatadas
  • Tontura
  • Falta de apetite

Efeitos psicológicos

  • Alucinações
  • Confusão mental
  • Ataques de pânico e ansiedade
  • Euforia
  • Perda da noção de espaço
  • Dissociação do corpo e da realidade

O LSD também é considerado uma substância enteógena, ou seja, que proporciona estados alterados de consciência, permitindo que os usuários tenham experiências de cunho espiritual.

O LSD é tão potente que sua dosagem é sempre feita em miligramas. É possível que uma pequena dose de 50 miligramas (para contextualizar, as doses podem chegar até 400 miligramas) cause efeitos que durem por mais de 12 horas. Além disso, é comum que um indivíduo que tenha ingerido LSD experimente flashbacks (episódios de recaída dos efeitos) em algum momento futuro mesmo sem novas utilizações da droga.

Quais os riscos para a saúde?

A substância não causa dependência química, mas os efeitos de euforia e dissociação da realidade podem causar dependência psicológica, sobretudo em usuários com tendências depressivas. Além disso, alguns estudos apontaram que a utilização reiterada da droga pode aumentar a predisposição à esquizofrenia.

Histórico e origem do LSD

O LSD foi sintetizado pela primeira vez em 1938 pelo cientista suíço Albert Hofmman, que desenvolveu a substância através do ácido lisérgico encontrado no fungo claviceps purpurea. No entanto, as propriedades alucinógenas da droga só foram descobertas anos depois.

Em 19 de abril de 1943, data que ficou conhecida como “Dia da Bicicleta”, Albert Hoffmman efetuou um experimento em si próprio e ingeriu 0.25 miligramas de LSD. Em menos de 30 minutos, enquanto ia para a sua casa de bicicleta, o cientista experimentou intensas mudanças de percepção e sentimentos de ansiedade, paranoia e felicidade. O Dia da Bicicleta é celebrado pelas comunidades psicodélicas como a data da descoberta do LSD.

LSD - Albert Hoffman

Albert Hoffman, criador do LSD e de outras substâncias alucinógenas.

Em 1947 o LSD foi introduzido no mercado sob o nome “Delysid” como um medicamento com diversos usos psiquiátricos.

A partir da década de 50, os experimentos com LSD geraram mais de 1000 teses científicas, dezenas de livros e seis conferências internacionais. Na época, a substância foi prescrita como tratamento para mais de 40.000 pacientes. Além disso, experimentos mostraram que LSD era uma forma efetiva de combate ao alcoolismo e de aumento de criatividade em artistas.

Na metade da década de 60, o governo americano removeu o LSD de circulação e tornou a utilização da substância, sob qualquer forma, ilegal. Com o tempo, as mesmas medidas foram tomadas no resto do mundo.

Veja também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Mãos Atadas

Significado de Mãos Atadas
Mãos atadas é uma expressão popular usada para indicar que uma pessoa está sendo impedida de agir, de tomar alguma iniciativa, de tomar alguma medida para resolver ou solucionar algum problema.'Estar com as mãos atadas' é estar impossibilitada, por diversos motivos, de buscar uma solução para se livrar de algo que está lhe importunando, desgostando, perturbando e lhe causando algum incômodo.A expressão 'de mãos e pés atados' é  usada para dar maior ênfase ao seu significado, é para dizer que existe um impedimento bastante significativo para a solução de algum problema.A expressão 'mãos atadas' é também usada para dizer que um indivíduo é sovina, é avarento, que é uma pessoa que não gosta de gastar dinheiro, que economiza tudo que pode, e geralmente o que têm não gasta com bobagens.'Mão atadas' é o nome da música da cantora Zélia Duncan, lançada em 2005, no álbum  Pré, Pós tudo, Bossa Band.'De Mão Atadas' é o título do r…

Significado de Avohai

O que significa Avohai
Avohai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.De acordo com a história divulgada na biografia do artista – “Zé Ramalho: o poeta dos abismos” – esta palavra teria surgido durante uma experiência com drogas alucinógenas.O avô de Zé Ramalho teria desempenhado um importante papel paterno para o cantor, que perdeu o pai biológico enquanto ainda era criança.Na interpretação de Zé Ramalho, o “avôhai” é a sabedoria que consegue passar por gerações, seja de avô para pai, pai para filho, ou mesmo avô para filho.Letra da música Avôhai“Um velho cruza a soleira / De botas longas, de barbas longas / De ouro o brilho do seu colar / Na laje fria onde coarava / Sua camisa e seu alforje / De caçador / Oh meu velho e invisível / Avôhai / Oh meu velho e indivisível / Avôhai / Neblina turva e brilhante / Em meu cérebro, coágulos de sol / Amanita matutina / E que transparente cortina / Ao meu redor / …

Significado de Salamaleico

O que significa Salamaleico
Salamaleico é uma expressão árabe utilizada pelos muçulmanos como uma saudação, e significa: “que a paz esteja sobre vós”.Originalmente, a grafia correta desta expressão é Salaam Aleikum ou As-Salamu Alaikum, sendo que “salamaleico” seria a versão aportuguesada desta saudação árabe.Quando alguém diz “salamaleico” para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa 'esteja a paz de Deus sobre vós também”.Ver também: o significado da expressão Namastê.A partir deste termo, surgiu a palavra salamaleque na língua portuguesa, que possui o significado literal de “a paz esteja contigo”, mas também utilizada para se referir a um cumprimento demasiado polido e sem naturalidade.Esta saudação é comum principalmente entre os muçulmanos que seguem a doutrina religiosa do islamismo.Saiba mais sobre o significado do Islamismo.Fonte: Significados