O que significa Varejo
Varejo é considerado o tipo de venda que é feito diretamente para o consumidor final, sem intermediários, e onde as mercadorias são comercializadas em pequenas quantidades.
Um mercado de varejo vende as suas mercadorias em retalho, em quantias que são proporcionais a demanda dos consumidores finais. As vendas de varejo podem ser feitas em lojas, supermercados, quiosques, feiras ou até mesmo em residências.
Do ponto de vista do marketing, existem algumas características que são primordiais para o sucesso das vendas de varejo: o atendimento, a exposição das mercadorias e a localização do ponto comercial (da loja física).
No entanto, com o advento e crescimento das compras online, um novo tipo de varejo emergiu, onde não há obrigatoriamente uma loja física, mas sim um website que apresenta todos os produtos para o consumidor escolher o que mais lhe agradar. As livrarias online são um exemplo deste tipo de mercado varejista presente na internet.
A palavra varejo é usada no Brasil como sinônimo de 'venda sob unidade' em referência a vara que servia como instrumento de medida de corte para peças de tecido, cordas, linhas, etc, e que costumava ser (e ainda é) usada em lojas especializadas na venda desses materiais.
Diferença entre varejo e atacado
O comércio varejista é o mais 'comum', pois atende os consumidores finais (pessoas físicas), vendendo produtos por unidades. Já o atacado é o comércio que atende as pessoas jurídicas, ou seja, intituições, empresas, entidades e demais companhias que tenham um CNPJ. Neste caso, diferente do varejo, os produtos são disponibilzados em grandes quantidades para venda e a preços menores.
O indivíduo que compra determinado produto no varejo visa consumir o item comprado. No atacado os consumidores compram produtos em grandes quantidades para poderem revendê-los no varejo.
Descubra mais sobre a diferença entre atacado e varejo.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário