Significado da Teoria da evolução
A teoria da evolução é um conceito bastante utilizado na Biologia para indicar que a evolução biológica dos organismos existentes atualmente é fruto da modificação lenta e progressiva de algumas espécies.
Também conhecida como Darwinismo ou Evolucionismo, esta teoria foi desenvolvida por Charles Darwin, tendo uma colaboração de Alfred Wallace e revela os momentos de desenvolvimento das espécies que habitavam e habitam o planeta Terra.
Ela surgiu em meados do século XIX, para fazer oposição à ideia do Criacionismo, que alega que todas as criaturas vivas na Terra surgiram a partir de uma criação de Deus.
A base da teoria consiste na seleção natural, onde os organismos mais bem adaptados ao meio têm as maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados e portanto, seriam os animais selecionados para aquele ambiente.
Características da teoria da evolução
A principal característica da teoria da evolução é a de que todos os indivíduos de qualquer espécie possuem ancestrais em comum em algum momento da história.
Isto só é possível através da seleção natural, onde os indivíduos que melhor se adaptavam ao meio tinham mais chances de sobrevivência. A limitação dos recursos era uma maneira de fazer os indivíduos lutarem, direta ou indiretamente para conquistá-los, o que também fazia com que alguns tivessem mais destaque que outros.
Entretanto, os indivíduos pertencentes à mesma espécie possuem variações entre si, resultado de mutações genéticas ou de reprodução sexuada e que podem ser transmitidas para a geração seguinte.
A seleção natural é muito similar a seleção artificial, porém esta última resulta de interferências humanas sobre um determinado organismo.
Veja também o significado de Evolução, Criacionismo e Evolucionismo social.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário