Significado da Usina hidrelétrica
Usina hidrelétrica é uma obra da engenharia que utiliza a força hidráulica das águas para a produção de eletricidade.
Também conhecidas como usinas hidroelétricas ou centrais hidroelétricas, essas grandes estruturas se aproveitam do movimento dos rios para a obtenção da energia elétrica. Para isso, no entanto, requer a construção de obras de engenharia complexas, e que podem apresentam um forte impacto no meio ambiente local.
Saiba mais sobre Hidráulica.
Atualmente, cerca de 20% de toda a energia elétrica produzida no mundo é proveniente de usinas hidrelétricas.
A primeira hidrelétrica a funcionar na história foi idealizada por Nikola Tesla, em 1897, nas Cataratas do Niágara, nos Estados Unidos. Desde então, pouca coisa mudou no modelo como o sistema é aplicado, com exceção do avanço tecnológico dos mecanismos, que garantem maior eficiência e segurança ao operar.
A maior hidrelétrica do mundo é a de Três Gargantas, localizada na China, e com capacidade para a geração de até 18.500 MW. A usina hidrelétrica de Itaipu, sediada no estado do Paraná, ocupa o segundo lugar do ranking das maiores do mundo, com uma produção de 14.000 MW.
Saiba mais sobre o significado de Usina.
Como as Usinas Hidrelétricas funcionam
As usinas, através das represas, fazem com que haja um aumento na pressão da água, responsável por converter a energia potencial hidráulica em energia cinética.
Assim, as turbinas da usina começam a girar, transferindo para as turbinas hidráulicas a energia mecânica gerada. A partir das turbinas, a energia cinética é transformada em elétrica.
A energia elétrica produzida é transmitida para linhas de transmissão que estão interligadas numa rede de distribuição. No entanto, parte da energia é transformada em calor durante este processo, fazendo com que a sua capacidade não seja total.
Vantagens e desvantagens das Usinas Hidrelétricas
Mesmo utilizando uma fonte de energia renovável (a água), as usinas hidrelétricas não são uma alternativa 'limpa' de produção de energia. Como dito, a instalação das estruturas da usina representam um forte impacto na fauna e flora local.
Além disso, as usinas podem aumentar a temperatura do ambiente local, alagar áreas próximas, aumentar o nível dos rios e provocar o desalojamento da população que vive próxima à obra.
Por outro lado, as usinas hidrelétricas são menos agressivas ao meio ambiente do que as usinas termoelétricas, que têm como base o uso de carvão mineral e petróleo. Produzir energia elétrica a partir da hidrelétrica é mais barato do que outros modelos, como por meio da usina nuclear, por exemplo.
Saiba mais sobre Energia hidrelétrica.
Usinas hidrelétricas no Brasil
Quase toda a energia elétrica produzida no país é originada a partir das usinas hidrelétricas. O Brasil é detentor do terceiro maior potencial hidrelétrico do mundo, ficando atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos. Além disso, também ocupa o terceiro lugar no ranking de países com maior potencial hidráulico, superado apenas pela Rússia e China.
As principais hidrelétricas brasileiras são:
- Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional: parte do estado do Paraná e parte do Paraguai.
- Usina Hidrelétrica de Belo Monte: localizada no Rio Xingú, estado do Pará.
- Usina Hidrelétrica de Tucuruí: localizada no Rio Tocantins, estado do Pará.
- Usina Hidrelétrica de Jirau: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.
- Usina Hidrelétrica Santo Antônio: localizada no Rio Madeira, estado de Rondônia.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário