O que significa Hidráulica
Hidráulica é uma área da Física que estuda as características físicas dos fluidos em seu estado líquido, seja em repouso ou em movimento.
Também conhecida como Mecânica do Fluidos, ela é responsável por identificar o comportamento e uso dos fluidos confinados ou em escoamento, como uma forma deles atuarem como sistemas transmissores de energia.
Através dos seus estudos, é possível conhecer as leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e o controle dos fluidos agindo sob efeito de variáveis como pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc.
Neste sentido, a principal lei que fundamenta os estudos da hidráulica é a de que a pressão exercida em ponto qualquer de um líquido em repouso (estático) é a mesma em todas as direções e exerce forças iguais em áreas iguais.
O estudo da hidráulica pode ser dividido em três partes: a hidrostática, que se dedica em compreender o comportamento dos fluidos em repouso, a hidrocinética, que estuda os fluidos em movimento e a hidrodinâmica, que leva em consideração as variáveis envolvidas no escoamento dos fluidos, como forças da gravidade, da pressão, da tensão tangencial, da viscosidade, da compressibilidade e outras.
A hidráulica é, sobretudo, um estudo muito aplicado nas áreas de ciências exatas, como a engenharia, principalmente para a construção de sistema que gerem energia através do movimento das águas, a chamada energia hidráulica.
Energia hidráulica
Também conhecida como energia hídrica ou hidrelétrica, a energia hidráulica é aquela obtida através do aproveitamento da energia potencial e cinética das correntes de água em rios, mares ou quedas d’água.
Considerada uma fonte de energia renovável e limpa, ela é obtida através do movimento das águas que movimentam as turbinas existentes nas usinas hidrelétricas e transformam esta força em energia elétrica.
Pressão hidráulica
Quando é exercida uma pressão num ponto de um líquido, essa se transmite a todos os pontos do líquido. Esse é o princípio da chamada pressão hidráulica ou Princípio de Pascal, onde os acréscimos de pressão sofridos por um corpo de um líquido são transmitidos integralmente a todos os pontos do líquido e das paredes do recipiente onde este está contido.
Para calcular a pressão hidráulica, utiliza-se a fórmula:
Onde,
p - pressão (N/m² ou Pa - Pascal)
F - força (Newton)
A - área (m²)
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário