O que significa Antifa
Antifa é o termo abreviado de antifascismo, que nomeia um movimento político que se dedica a combater o fascismo pelo mundo.
Antifa é um movimento em que pessoas ou grupos fazem oposição declarada a todas as formas de manifestação de fascismo, como a militância ativa de um partido político ou de um movimento que tenha em sua ideologia o apoio a preconceitos ou à discriminação social, econômica, cultural, racial.
Como surgiu o movimento antifa?
O movimento antifa surgiu na década de 20 a partir da formação de um grupo de pessoas que ficou conhecido como Internacional Comunista da União Soviética (Comintern ou Komintern em alemão). O grupo começou a se organizar durante a realização do Terceiro Congresso Mundial em Moscou em 1921.
O objetivo da criação da Comintern era reunir grupos de esquerda para tentar organizar uma revolução comunista.
No ano seguinte, durante a realização do Quarto Congresso Mundial em Moscou a Internacional Comunista reuniu partidos de esquerda e começou a fortalecer sua ideologia contra o fascismo.
Características do movimento Antifa
Ainda que o movimento Antifa seja classificado como uma organização de esquerda ou de extrema esquerda os seus apoiadores apenas fazem um antagonismo à ideologia de extrema direita, sem promover iniciativas que determinem outro sistema político. Ou seja, é um movimento que se posiciona contrário ao fascismo.
O movimento também não tem o objetivo de participar de eleições ou de influenciar a aprovação de leis e suas estratégias se baseiam em ter táticas que são apoiadas em um forte discurso contra o capitalismo.
Também são usadas ações que se parecem mais com o movimento anarquista do que com a esquerda tradicional. Um bom exemplo disso é o fato de que os antifas consideraram a violência um método válido durante a realização de protestos populares.
Atualmente os antifas possuem grupos espalhados em diferentes países. Os mais ativos estão nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha.
O grupo alemão é um dos mais antigos grupos antifascistas. Foi fundado em 1932 como um grupo de extrema esquerda que fazia oposição ao nazismo.
Esse grupo acabou sendo desarticulado por Adolf Hitler até retornar no fim da década de 80, como uma resposta ao surgimento de grupos neonazistas após a queda do Muro de Berlim.
Veja mais sobre o Nazismo e sobre o muro de Berlim.
Antifa no Brasil
No Brasil o movimento Antifa teve início em São Paulo no ano de 1933 com a Frente Única Antifascista, que fazia oposição ao integralismo que nascia no país. O integralismo era um movimento político considerado de extrema direita.
Os grupos antifa eram formados por sindicalistas, anarquistas e comunistas vindos de vários pequenos grupos que também eram contrários às ideias de integração.
Hoje em dia existem pequenos grupos antifascistas espalhados pelo Brasil. Em alguns locais estes grupos são bem articulados, porém, em outras regiões do país a população pouco sabe sobre fascismo e não existem grupos antifa locais.
Veja também o significado de Fascismo e de Fascista.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário