Significado da Poluição atmosférica
Poluição atmosférica é o acúmulo de substâncias tóxicas e químicas no ambiente, principalmente o gás carbônico (CO2), fazendo com que a atmosfera fique poluída.
A poluição atmosférica contribui para o agravamento de alguns fenômenos, como o efeito estufa e o aquecimento global, que desestabilizam o clima e causam consequências que podem ser desastrosas para a vida na Terra.
Com o propósito de diminuir o agravamento da poluição do ar, iniciativas governamentais e não-governamentais foram criadas. Encontrar alternativas 'limpas' que substituem os atuais modelos que poluem o ambiente é a prioridade do desenvolvimento sustentável na sociedade.
Saiba mais sobre o Efeito Estufa.
Causas da poluição atmosférica
A liberação de gases e substâncias tóxicas na atmosfera é a principal causadora deste tipo de poluição. O monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono (CO2), gases comumente liberados pelos veículos, são os poluentes mais comuns.
A queima de produtos derivados de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, por exemplo, também produz substâncias que contaminam o ambiente, como o chumbo, o dióxido de enxofre (SO2) e o dióxido de nitrogênio (NO2).
As indústrias siderúrgicas e as queimadas florestais são outras fontes de poluição bastante expressivas.
Veja mais sobre Poluição.
Consequências da poluição atmosférica
Como dito, a poluição atmosférica pode agravar alguns fenômenos naturais, como o efeito estufa, provocando o aquecimento global que, por sua vez, altera todo o ciclo climático do planeta.
A poluição atmosférica também desencadeia uma série de doenças nos seres vivos, principalmente no sistema respiratório, como a bronquite, a asma, a rinite, o câncer de pulmão, entre outros.
Os gases tóxicos que são liberados para a atmosfera ainda contribuem para outros fenômenos atmosféricos que são prejudiciais, como a chuva ácida, que é responsável por destruir plantações e contaminar os solos e a água.
Saiba mais sobre a Poluição ambiental.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário