Significado do Marketing multinível
Marketing multinível (MMN) ou Marketing de Rede consiste num modelo de negócios, onde o vendedor ganha uma comissão dos lucros totais obtidos por ele e pela sua rede de revendedores.
Este tipo de marketing garante que o vendedor tenha ganhos a partir de vendas diretas e indiretas, sendo essas últimas derivadas da equipe de revendedores que foi formada por ele.
O marketing multinível estimula os seus seguidores a contactar o máximo possível de pessoas que estejam interessadas em trabalhar comercializando determinado produto. Desta forma, a empresa estimula os seus vendedores a expandirem os seus grupos, pois os lucros obtidos por um vendedor é benéfico não apenas para este como também para quem o cadastrou.
O modelo de marketing multinível foi criado pelo estadunidense Carl Rhenborg, em 1940, como uma alternativa ao tradicional sistema de vendas unilevel, onde os ganhos de comissões eram individuais.
Uma vantagem do marketing de rede é o estímulo para que todos os vendedores colaborem com o trabalho alheio, visto que os ganhos também se baseiam na performance obtida pelo conjunto.
As empresas que adotam o marketing multinível têm como objetivo recompensar o profissional pela venda de seu produto, assim como os profissionais de sua equipe, sendo estes recrutados e treinados pelo vendedor.
Por exemplo:
O vendedor A cadastra o vendedor B e C. Os lucros das vendas feitas pelo vendedor B e C também beneficiarão o vendedor A, visto que foi ele o responsável por adicionar os outros ao negócio.
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Fonte: Significados
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