O que significa Passivo
Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.
Exemplo: “É bem verdade que João é um rapaz passivo. Meu pai sempre precisa tomar as decisões por ele”.
A característica de um comportamento passivo também pode estar atribuído a falta de iniciativa que ela tem na execução de ações. Normalmente, pessoas que são apáticas, indiferentes ou não cooperam em determinadas situações, são chamadas de pessoas passivas.
Exemplo: “Selma foi um tanto passiva em não ajudar a senhora a atravessar a rua”.
Para a contabilidade, o passivo é o valor monetário das dívidas, obrigações e compromissos feitos a uma pessoa, empresa ou instituição.
Veja mais detalhes do processo da contabilidade.
Ele pode ter dois tipos der atuação: circulante e não circulante.
O passivo circulante caracteriza todas as obrigações financeiras da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de bens de permanência duradoura, quando este vencerem no exercício seguinte. Caso estes financiamentos vençam após o exercício seguinte, este processo caracteriza o passivo não circulante.
Em ambos casos, se o ciclo da empresa tiver duração maior que a do exercício vigente, a concepção do passivo terá como base o prazo desse ciclo.
Na gramática, mais precisamente na linguística, o termo passivo está relacionado com voz verbal em que o sujeito tem o mesmo papel em relação ao objeto da voz ativa. O sujeito, que assim seria chamado na voz ativa, passa a ser o objeto direto na voz passiva, sofrendo algum efeito da ação.
Exemplo: “Roberto é passivo. Ele não é muito de ajudar os outros”.
Já para a filosofia, o termo é atribuído ao ser humano que é desprovido de liberdade ou do seu livre-arbítrio. Um ser passivo é aquele que não tem vontade própria.
Na área do direito, passivo caracteriza a reunião das responsabilidades, débitos ou dívidas de uma pessoa jurídica.
Este conceito é similar ao da área da economia, onde o termo passivo caracteriza a somatória dos saldos credores de contas diferentes em balanços econômicos.
Ainda na área do direito, especificamente na parte criminal, a expressão sujeito passivo se refere ao titular do bem jurídico lesado ou ameaçado pela conduta criminosa, ou seja, aquele que sofreu a infração penal por quem a cometeu.
A noção do termo passivo também é utilizada no contexto da sexualidade, para fazer alusão à uma pessoa que em uma relação conjugal, seja hétero ou homossexual, tende a ter uma postura de submissão durante o ato sexual. Este tipo de conduta também pode se estender para a vida cotidiana do casal.
Passivo e Ativo
É comum o termo passivo estar relacionado com a ideia contrária de ativo, uma vez que esta se refere à ideia de supor ação, proatividade. O passivo normalmente se opõe efetivamente à esta ideia.
Nos termos financeiros, o ativo e o passivo também são bastante relacionados. Enquanto o ativo caracteriza os bens, direitos e aplicações que tragam benefícios futuros para a entidade ou empresa, o passivo compreende todo o montante que ela deve pagar, seja de dívidas, obrigações e compromissos financeiros.
Sinônimos de passivo
O termo pode ser substituído por sinônimos como:
- desinteressado;
- desanimado;
- apático;
- indolente;
- negligente;
- displicente;
- indiferente;
- parado;
- impassível;
- inerte;
- inativo.
Quando o termo estiver relacionado com procedimentos da economia e da contabilidade, ele pode ser substituído por sinônimos como: encargos, obrigações, ou dívidas.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário