O que significa Clickbait
Clickbait, que em português significa “caça-cliques”, é uma técnica de marketing digital cujo intuito é aumentar o número de acessos de um site. Nessa técnica, os acessos são obtidos por meio de títulos e imagens exageradas, e até mesmo apelativas, o que desperta a curiosidade do leitor.
Os conteúdos que usam clickbait servem apenas de isca para aumentar o número de acessos e geralmente não entregam o que prometem, por isso, podem não ser consideradas uma boa estratégia.
Por que não é uma boa estratégia?
A curto prazo, o clickbait pode parecer uma técnica interessante por aumentar o tráfego - número de acessos no site. Além disso, se a página possuir anúncios, a rentabilidade também pode crescer num primeiro instante. No entanto, ao enganar o leitor prometendo o que não cumpre, a médio e longo prazo, o site perde reconhecimento e credibilidade.
Isso significa que, se o objetivo de um site é tornar-se referência e ganhar credibilidade entre seus leitores, o clickbait pode ser uma estratégia arriscada.
Imagine que você está navegando pela internet e encontra o título de uma matéria que promete soluções imediatas para o emagrecimento. Você clica no link e percebe que o conteúdo é apenas “mais do mesmo”, ou seja, não oferece as soluções milagrosas como prometido.
Além de sair dessa página assim que constatar que foi enganado, você provavelmente não acessará mais nenhum conteúdo daquele site, nem mesmo compartilhará qualquer um desses conteúdos com seus amigos.
Outros exemplo de técnica de clickbait são os sorteios: páginas que oferecem prêmios ou até mesmo valores em dinheiro para quem clicar no link. Essas páginas geralmente servem apenas de isca e muitas vezes direcionam para uma página que não corresponde com a chamada.
Clickbait é uma técnica penalizada na internet
Por ser, na maioria das vezes, um conteúdo mentiroso, o clickbait é penalizado tanto pelo Google, quanto pelo Facebook. Isso significa que, quando os algoritmos dessas ferramentas percebem que um conteúdo promete respostas que não entrega, a página será mal classificada ou até mesmo bloqueada.
Exemplos de frases utilizadas em clickbait:
- Você não pode deixar de ler!
- Sua vida não será a mesma depois dessa informação!
- Você não vai acreditar no que descobrimos!
- Leia agora mesmo e mude de vida!
Alternativas para o clickbait
Para empresas que investem em marketing de conteúdo, o crescimento do número de acessos em sua página ou blog é um dos principais objetivos. Entretanto, apostar em uma estratégia imediatista pode comprometer toda a sustentabilidade da marca. Afinal, considerando a velocidade de circulação de informação na internet, em pouco tempo, a reputação de uma empresa pode ser prejudicada.
A recomendação de especialistas para as empresas que desejam investir nesse tipo de marketing é que sejam produzidos conteúdos de qualidade que entreguem aos clientes o que foi prometido. Os resultados não serão imediatos, mas se uma empresa pretende ser reconhecida no mercado, as estratégias imediatistas podem ser ilusórias e comprometer a percepção da marca.
Veja também o significado de marketing digital e marketing viral.
Fonte: Significados
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