O que significa Clorofluorcarboneto
Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são compostos químicos formados por três elementos: carbono (C), flúor (F) e cloro (Cl). Nestes compostos os átomos de cloro e de flúor são ligados a um, dois ou três carbonos.
Existem vários compostos de CFCs, como: triclorofluorometano (CCl3F), diclorodifluorometano (CCl2F2) e dicloropentafluoropropano (C3HF5Cl2). Neste último composto existem três carbonos, a maior quantidade que pode ser encontrada em CFCs.
Características dos clorofluorcarbonetos
As principais características desses compostos são as seguintes:
- São voláteis
- São bons solventes
- Seus baixos pontos de ebulição os fazem bons gases refrigerantes
Clorofluorcarboneto e a camada de ozônio
Os clorofluorcarbonetos causam enormes prejuízos à camada de ozônio, uma camada formada por gás ozônio (O3) que fica ao redor da Terra na altitude aproximada de 15 a 20 km.
A preservação desta camada é fundamental para a conservação da saúde e a sobrevivência de todos os seres vivos, pois ela é responsável por ser uma barreira de proteção contra os raios ultravioleta emanados pelo sol.
Se a camada de ozônio não existisse a vida na Terra seria extinta pois os raios ultravioleta com incidência direta seriam fatais para os seres vivos.
Entre as décadas de 1940 e 1970 os clorofluorcarbonetos foram amplamente usados em diversos produtos, principalmente em versões de produtos em apresentação em spray, em aparelhos de ar condicionado e em gases de sistemas de refrigeração.
Entretanto, algum tempo depois, a partir dos anos 1970, foi descoberto que a emissão de clorofluorcarboneto na atmosfera era um dos grandes responsáveis pelo aumento do buraco na camada de ozônio.
Buraco na camada de ozônio
Nos últimos anos a camada de ozônio tem sofrido grandes prejuízos em razão de alguns processos ligados ao crescimento e à modernização da sociedade. Algumas substâncias utilizadas pelo homem são as causas da destruição progressiva que a camada vem sofrendo. A principal causa responsável por esse processo e pelo aumento do buraco são as emissões de clorofluorcarbonetos (CFCs).
Quanto maior for o buraco na camada de ozônio, maior será o prejuízo sofrido por todas as formas de vida na Terra. Isto acontece porque a diminuição da camada aumenta a incidência dos raios ultravioleta que atingem os seres vivos.
Um dos problemas de saúde mais comuns relacionados à incidência de raios ultravioleta na Terra é o câncer de pele. A incidência da doença tem crescido em todo o mundo e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o crescimento dos casos deve receber atenção urgente para que sejam tomadas medidas de prevenção.
O número de novos casos de câncer de pele já ultrapassou a marca de 15 milhões por ano e, se o problema não for contido, deve aumentar ainda mais nos próximos períodos.
O buraco na camada de ozônio e o efeito estufa
O efeito estufa, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, é um fenômeno que ocorre naturalmente e que é fundamental para a manutenção da temperatura na Terra.
O efeito garante a retenção de uma parte do calor emitido pelos raios solares, o que mantém a atmosfera do planeta aquecida, garantindo a sobrevivência dos seres vivos. Se o efeito estufa não existisse, quando os raios solares atingissem a superfície da Terra, eles retornariam ao espaço extraterrestre e o calor seria perdido.
Entretanto, para que o efeito estufa cumpra sua função e mantenha a vida saudável na Terra é preciso que a temperatura seja mantida equilibrada.
Em razão da emissão de gases que são prejudiciais ao efeito estufa e do aumento do buraco na camada de ozônio uma parte da radiação solar, que devia ser refletida de volta ao espaço, está ficando retida na superfície do planeta.
Esta retenção faz com que a temperatura se eleve, aumentando a temperatura do planeta em excesso. Este fenômeno é conhecido como aquecimento global.
Este aquecimento em excesso é o causador de diversos tipos de desequilíbrios no planeta, pois altera a frequência da ocorrência de chuvas, aumenta as ondas de calor, prejudica os seres vivos e altera os níveis de água nos oceanos.
Veja também os significados de Ozônio, Camada de Ozônio, Efeito estufa e Aquecimento global.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário