Pular para o conteúdo principal

Significado de Direito Internacional

O que significa Direito Internacional


O direito internacional trata-se do conjunto de normas elaboradas para regulamentar relações externas, sejam elas entre Estados, particulares ou organizações. Dados os diferentes interesses dos atores internacionais, o direito internacional busca promover uma convivência harmoniosa e solucionar possíveis conflitos.

O direito internacional é subdividido em dois: direito internacional público e direito internacional privado. O primeiro trata das relações entre Estados e o segundo, normatiza relações entre particulares.

É comum que se utilize o termo direito internacional como um sinônimo de direito internacional público, por isso, é necessário compreender a diferença entre os dois para evitar confusões.

Direito Internacional Público

O direito internacional público, muitas vezes denominado apenas direito internacional, é o conjunto de normas que rege as relações entre os Estados-nação. Essas normas buscam garantir uma convivência harmônica entre os países e evitar conflitos. Tratam de temas de interesse internacional, como direitos humanos, meio ambiente, criminalidade e comércio.

Diferente do direito interno em um país, no âmbito internacional, não há uma autoridade superior que obrigue os Estados a seguirem regras, isto é, os países são soberanos. 

É por essa razão que a base das relações no direito internacional é o consentimento, ou seja, uma norma será seguida, somente se houver concordância entre as partes. Essa concordância se dá pelo reconhecimento das regras.

Direito Internacional Privado

O direito internacional privado trata dos litígios entre pessoas de diferentes países e vai determinar qual das legislações (de um país ou outro) deve ser aplicada em cada caso. 

Dessa forma, normatiza contratos de adoção de crianças de nacionalidade diferente dos pais, relações trabalhistas, comerciais ou qualquer outra relação que envolva dois países diferentes e seja necessário recorrer ao Poder Judiciário.

Quando o direito internacional surgiu?

O direito internacional surge com a assinatura do Tratado de Westfália, em 1648, quando se reconhece a independência da Holanda e da Suíça. Também chamada de Paz de Vestfália, esse conjunto de tratados colocava fim a Guerra dos Trinta Anos, um dos conflitos mais sangrentos da história da Europa.

Apesar deste marco histórico, as relações externas já eram comuns entre povos da antiguidade. Existem relatos de tratados na Mesopotâmia antiga e no Egito do século XIII a.c.

Fontes do direito internacional 

A fontes do direito são os componentes que formam o ordenamento jurídico. De acordo com o Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ), as fontes do direito internacional são: os princípios gerais do direito, as convenções internacionais e os costumes internacionais:

  • Princípios gerais do direito: são alguns princípios reconhecidos por todos os Estados, regras universalmente aceitas. 
  • Convenções Internacionais: são as fontes mais concretas e seguras juridicamente. Representadas por tratados, convenções, atos e etc, são formuladas democraticamente com a participação dos Estados. 
  • Costumes internacionais: são as práticas comuns, realizadas de maneira corriqueira pelos sujeitos de direito internacional. 

Teorias monista e dualista do direito internacional

Entre os estudiosos do direito internacional, existem duas teorias que explicam como este se aplica internamente nos Estados-nação.

  • Dualista: segundo essa teoria, o direito interno e o direito internacional são independentes, isso significa que, para que uma norma internacional tenha validade dentro de um país, ela deve se tornar uma lei e fazer parte do ordenamento jurídico.
  • Monista: essa teoria, por sua vez, defende que há supremacia de um direito sobre o outro. Dentro dessa teoria há duas correntes:
  1. Monismo internacionalista: considera que que o direito internacional é superior ao direito interno, e portanto, uma norma não precisa fazer parte do ordenamento jurídico do país para que seja obedecida.
  2. Monismo nacionalista: defende que o direito interno é superior ao direito internacional, pois não existe autoridade supra estatal. Nesse caso, uma norma internacional só tem valor se estiver presente no ordenamento jurídico do país.

Apesar de não haver consenso, boa parte dos juristas e, inclusive a jurisprudência do STF, entende que o Brasil adota a teoria dualista.

Atos internacionais

Os atos internacionais são normas criadas por meio de acordo formal entre Estados e organizações internacionais e que buscam produzir algum efeito no direito internacional. Alguns exemplos de atos internacionais ratificados pelo Brasil:

  • Convenção Interamericana sobre Tráfico Internacional de Menores (1994)
  • Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência (1999)
  • Convenção Interamericana para prevenir e punir a Tortura (1985)
  • Convenção sobre os Direitos das Crianças (1989)

A ONU e o direito Internacional

A Organização da Nações Unidas, criada ao final da Segunda Guerra Mundial com o intuito de prevenir atrocidades como as ocorridas durante o conflito, é um ator do direito internacional e seu desafio hoje é adotar medidas para enfrentar questões como a segurança, mudanças climáticas, direitos humanos, pobreza e desigualdade de gênero.

O preâmbulo de sua carta de fundação, a Carta das Nações Unidas, determina que a organização deve:

estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos.

A Assembleia Geral, onde estão presentes os 193 Estados-Membros da organização, é o principal órgão deliberativo da ONU. Além de discutir sobre os temas de interesse das Nações Unidas, é nesse órgão que muitos dos tratados internacionais são assinados.

Veja também o significado de direitos humanos e ONU.

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas . As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica,  sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões. Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha: indicação do lugar onde foi passad a a identificação do outorgante e do outorgado a data e o objetivo da outorga a des crição e a extensão dos poderes conferidos No entanto

Significado de Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

O que significa Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm é a sequência das letras nos teclados contemporâneos usados nos computadores e máquinas de escrever. Este layout também é conhecido por QWERTY , referente as seis primeiras letras do teclado. Originalmente, esta disposição das teclas foi criada e patentiada pelo inventor estadunidense Christopher Sholes, em 1868. Posteriormente, em 1873, a invenção foi vendida à E. Remington and Sons , uma marca de máquinas de escrever que aplicou diversas alterações ao layout original, fazendo com que ficasse mais semelhante ao modelo usado atualmente. A adoção desta configuração tinha como objetivo evitar o travamento das teclas da máquina de escrever mecânica. O seu mecanismo rudimentar fazia com que as teclas que representavam as letras mais próximas travassem o aparelho. Para isso, as teclas foram organizadas de modo a que as letras mais usadas na língua inglesa pudessem ficar separadas. O modelo QWERTY pode sofrer algumas mo

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico. Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos. Veja a lista das principais regras de formatação . Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras. Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega. Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores. Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na mai

Significado da Cor Preta

Significado da Cor Preta A cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito , morte , isolamento , medo , solidão . A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor , enquanto para outras é ausência de luz . A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegância , dignidade , luxo e sofisticação . É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe. As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso

Significado de Diamante

O que significa Diamante O diamante, também chamado de gema, é uma pedra preciosa  formada por átomos puros de carbono em condições de cristalização. Pode ser encontrado em toda superfície da Terra e possui alto valor de mercado, sendo considerado uma das mais valiosas pedras preciosas. Para ser comercializada a pedra deve passar por um processo que inclui lapidação e avaliação de suas características. O diamante é a pedra mais valorizada no comércio de pedras preciosas e sua gema é utilizada para a confecção de joias de luxo . Por serem pedras muito resistentes também são usadas no setor industrial para atividades de escavação. Os diamantes (tanto os naturais quanto os sintéticos) são utilizados como brocas de perfuração , principalmente na escavação de poços de gás e de petróleo. Origem do diamante O diamante pode ser encontrado na superfície terrestre, mas não é neste local que ele é formado. As pedras existem há bilhões de anos e há relatos de que suas primeiras aparições na natu

Significado das Cores

Significado das Cores Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza. Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético . A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano. Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais int

Significado de Hang loose

O que significa Hang loose Hang loose é uma expressão em inglês e um sinal corporal (feito com as mãos), utilizado em uma conversa informal para dizer que 'está de boa' , 'tudo tranquilo' , 'tudo na paz' ou que 'a situação está sob controle' . A expressão e o sinal são usados principalmente (e originalmente) entre os surfistas, mas devido a grande popularidade que o símbolo ganhou a partir dos anos 80, hoje em dia é usado por várias culturas ao redor do mundo como um sinal de cumprimento. O gesto consiste em deixar apenas o dedão e o dedo mindinho levantados, enquanto que o 'apontador', 'anelar' e 'dedo do meio' ficam para baixo. Origem do Hang Loose A lenda da origem do  hang loose remonta para o Havaí de 900 anos antes de Cristo. De acordo com as histórias tradicionais da região, um jovem rei chamado  Tahito - também conhecido como  Moiheka - fez uma longa viagem entre o  Tahiti e o  Havaí , surfando todas as ondas que enc

Significado da Escala de Glasgow

Significado da Escala de Glasgow A escala de Glasgow, conhecida também como a escala de coma de Glasgow (ECG) é uma escala de ordem neurológica capaz de medir e avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano. Esta escala é um método bastante confiável para detectar o nível de consciência de uma pessoa após acidentes. Ela é utilizada durante as primeiras 24 horas após o trauma e faz a avaliação baseada em três parâmetros: abertura ocular, resposta motora e resposta verbal. Sua avaliação também é utilizada como um recurso dos profissionais de saúde no prognóstico do paciente, além de ter grande utilidade na previsão de eventuais sequelas. Inicialmente, a escala foi criada em 1974, por Graham Teasdale e Bryan J. Jennett, do Instituto de Ciências Neurológicas de Glasgow (na Inglaterra). A proposta era desenvolver um método que medisse os níveis de danos neurológicos nos pacientes, determinando assim o tratamento adequado. Mais recentemente, ela passo

20 Personalidades negras que mudaram o mundo

20 Personalidades negras que mudaram o mundo A história do Brasil e do mundo é cheia de exemplos de pessoas que fizeram a diferença e que contribuíram para um mundo mais igualitário. Elas deixaram sua marca na política, no ativismo, na música, no esporte, no cinema e na literatura. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra , marcado em 20 de novembro, conheça agora algumas histórias inspiradoras de personalidades negras que deixaram sua marca no mundo. 1. Nelson Mandela (1918 - 2013) Nelson Mandela foi um dos mais conhecidos representantes do Continente Africano. Foi um líder político e foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Desde os tempos da faculdade de Direito já demonstrava uma liderança política motivada pela preocupação com a juventude e a população negra africana. Ainda na faculdade ingressou no movimento estudantil e fez suas primeiras manifestações políticas, posicionando-se contra o apartheid . Mandela foi o mais conhecido líder rebelde contra o apartheid , o

Significado de Hexagrama

O que significa Hexagrama Hexagrama é uma forma geométrica com o formato de uma estrela de seis pontas , composta por dois triângulos equiláteros sobrepostos em posições opostas. O hexagrama é considerado um dos símbolos do judaísmo , sob o nome de Estrela de Davi ou Selo de Davi. Tradicionalmente, no entanto, o hexagrama também é usado em diferentes culturas pagãs, principalmente entre os esotéricos e feiticeiros. Neste contexto, o hexagrama possui o significa comum de ser um amuleto de proteção e união dos opostos (homem e mulher, carne e espírito, e etc). Algumas vertentes ocultistas ainda relacionam o hexagrama com o satanismo e a bruxaria, simbolizando um selo de invocação de espíritos, demônios e anjos. De acordo com o tipo de seita ou doutrina, os hexagramas costumam variar de aspecto, mas mantendo sempre a base das seis pontas. Saiba mais sobre o significado do Ocultismo e do Pentagrama . Hexagrama e Estrela de Davi Existem algumas diferenças que costumam passar despercebida