O que significa Exemplos de Movimentos Sociais
Os movimentos sociais são ações coletivas de um grupo de indivíduos que defende e luta por alguma causa ou por um objetivo em comum, seja para transformar ou buscar a manutenção de algo dentro de uma sociedade.
Essa ação tem uma demanda política ou social, podendo ser contra ou a favor do Estado. Independente de qual seja o movimento, ele sempre tem uma pauta, ou seja, um propósito para defender.
A origem dos movimentos sociais
Os movimentos sociais surgiram como consequência da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, ainda no século XIX.
Com o aumento do desemprego, das baixas condições salariais e da marginalização, grupos de operários passaram a reivindicar direitos trabalhistas. Os movimentos sociais da época eram então compreendidos como o proletariado contra a burguesia.
Porém, após a segunda metade do século XX, os ditos 'novos movimentos sociais' passaram a surgir para reivindicar modelos diferentes de mudanças sociais.
As características dos movimentos sociais
Os movimentos sociais podem agir em diversos âmbitos. Os mais conhecidos são o trabalhista, ambiental, político, racial, gênero, entre outros.
Ou seja, qualquer grupo de pessoas que defenda, lute e corrobore para uma causa é considerado um movimento social ao se manifestar através de suas pautas. Porém, os movimentos sociais podem ser caracterizados em maneiras diferentes:
- Movimento de transformação: são criados para modificar algum aspecto político ou social através de reivindicações;
- Movimento de conservação: esse tipo de movimento social surge para manter algum aspecto político ou social;
- Movimentos tradicionais: ocorridos principalmente no séculos XIX, após a Revolução Industrial, esses movimentos possuem temas voltados para classes sociais, com uma grande luta entre o proletariado e a burguesia;;
- Movimentos novos: são aqueles que têm em sua luta questões de classes, porém sua maior pauta é de cunho identitário, ou seja, são minorias que pedem representatividade e voz dentro da sociedade;
- O movimento conjuntural: são aqueles que aparecem em uma conjuntura. É um movimento que se organiza e se estrutura de acordo com uma demanda instantânea, em uma situação específica;
- Um movimento estrutural: é aquele que tem demandas e objetivos que serão conquistados em longo prazo. Ou seja, demanda uma alteração completa na estrutura social. Um exemplo de movimento estrutural é o movimento negro, contra o racismo.
Exemplos de Movimentos Sociais
Os movimentos sociais podem acontecer em território local, nacional ou até mesmo global. Abaixo estão listados alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo.
Movimento Feminista
O movimento feminista, também conhecido como o movimento pelo direito das mulheres, é um movimento social estrutural que teve seu início no período da Revolução Francesa.
Os movimentos feministas da primeira onda do século XIX e início do século XX se concentravam nos direitos legais das mulheres, especialmente o direito de voto.
Nos anos 1960 e 1970, a segunda onda feminista, surgida nos Estados Unidos, buscava direitos e oportunidades iguais entre homens e mulheres e a maior liberdade pessoal para as mulheres.
Essa segunda onda tocou em todas as áreas da vida pessoal e social das mulheres - incluindo política, trabalho, família e sexualidade.
O ativismo organizado por e em nome das mulheres continua até os dias atuais, se espalhando em território global. Seu maior objetivo é acabar com a desigualdade entre os gêneros.
Movimento Negro
O movimento Negro, também conhecido como o movimento dos direitos civis americanos, foi um movimento de protesto em massa contra a segregação racial e a discriminação no sul dos Estados Unidos, que ganhou proeminência nacional na década de 1950.
Esse movimento teve suas raízes nos escravos africanos e seus descendentes, e tinha por objetivo resistir e combater à opressão racial e abolir a instituição da escravidão. Assim, alcançaram um importante avanço na legislação de direitos iguais para afro-americanos.
Por meio de protestos não-violentos, o movimento dos direitos civis dos anos 1950 e 1960 quebrou o padrão de instalações públicas que promoviam a segregação por “raça” no Sul dos Estados Unidos.
Embora a aprovação da legislação dos direitos civis tenha sido vitoriosa para o movimento, militantes negros começaram a entender a sua luta como um movimento de liberdade.
Por isso, não buscavam apenas reformas dos direitos civis, mas enfrentavam a duradoura crise econômica, política e social, e as consequências culturais da opressão racial do passado.
Veja também Os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo.
Movimento Estudantil
O ativismo estudantil é o caminho utilizado por alunos em prol de mudanças políticas, ambientais, econômicas ou sociais. Embora muitas vezes focados nas escolas e universidades, grupos de estudantes sempre influenciaram grandes eventos políticos.
Embora o ativismo estudantil seja constantemente associado à política de esquerda, os movimentos estudantis de direita não são incomuns. Grandes grupos de estudantes lutaram contra o apartheid na África do Sul, por exemplo.
O ativismo estudantil em nível universitário é quase tão antigo quanto a própria universidade. Estudantes em Paris e Bolonha organizaram ações coletivas no início do século XIII, principalmente sobre questões da própria cidade.
Nos Estados Unidos, a inquietação estudantil adquiriu conotações políticas durante a Revolução Americana (1765 - 1783). No final do século XIX, muitos estudantes americanos abraçaram as novas teorias do socialismo e do comunismo e passaram a colocar estes postulados em seus movimentos.
Já no Brasil, o movimento estudantil ganhou maior força na década de 1970, com os grêmios de estudantes contra o regime militar.
Os estudantes brasileiros fizeram parte de grandes manifestações contra o sistema e decisões políticas. Uma das mais famosas foi a manifestação conhecida como Caras-pintadas, em 1992. Um grande movimento estudantil que pedia o impeachment do então presidente Fernando Collor.
Os estudantes e movimentos estudantis brasileiros têm o apoio de grandes organizações não governamentais como o DCEs (Diretórios Centrais Estudantis), as UEEs (Uniões Estaduais dos Estudantes) e a UNE (União Nacional dos Estudantes).
Movimento Operário (ou trabalhista)
No século XIX houve um grande aumento no número de desemprego e da marginalização social, um conjunto de consequências da então Revolução Industrial.
Foi nesse contexto da precarização das condições trabalhistas, que surgiram os primeiros movimentos sociais dos operários.
Neste período, os principais movimentos foram:
- Ludismo ou Movimento Ludista: por acreditarem que as máquinas estavam tirando o emprego dos homens, os trabalhadores criaram o movimento ludista, uma destruição em massa das máquinas. Esse movimento demonstrava descontentamento dos operários com as máquinas, que passaram a substituir boa parte dos trabalhos manuais;
- Cartismo: conhecido também como 'Carta do Povo', o cartismo tem sua origem na Inglaterra. Seu objetivo foi reivindicar um espaço político no Estado para os interesses dos trabalhadores, além do aumento salarial e boas condições de trabalho;
- Sindicalismo: o maior objetivo desse movimento era demonstrar que os sindicatos deveriam defender e governar os direitos dos trabalhadores frente ao poder político. Esse movimento durou do século XIX até o século XX.
Para reivindicar seus interesses e direitos, os trabalhadores se manifestavam por meio de greves. Esse episódio foi muito comum no século XIX, nas classes operárias de grandes fábricas.
Movimento Ambientalista
Também conhecido como Movimento Ecológico ou Movimento Verde, esse movimento está caracterizado nos chamados 'novos movimentos sociais' e compõe diferentes correntes em prol da defesa do meio ambiente.
Sua maior reivindicação é a proteção ambiental para promover uma vida sustentável e de qualidade.
Em 1970 o ambientalismo se disseminou rapidamente pelo mundo inteiro, fazendo surgir inúmeros grupos influentes como o Movimento Chipko na Índia e o Greenpeace, fundado no Canadá em 1971.
A partir da década de 1980 o ambientalismo se multiplicou e consagrou a importância da educação ambiental para uma mudança geral de hábitos. Além de lutar contra os desafios ambientais já bem conhecidos, como:
- poluição;
- uso intensivo de agrotóxico;
- desmatamento;
- a perda da biodiversidade;
- a caça excessiva e o comercio ilícito de espécies selvagens;
- urbanização descontrolada;
- esgotamento dos recursos hídricos;
- manipulação genética, aquecimento global.
Veja também as 7 formas de ajudar a preservar o meio ambiente.
Movimento LGBTQIA+
O movimento social LGBTQIA+ (sigla que significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo e Assexual e mais) surgiu na Europa, ainda no século XX.
No Brasil, o movimento nasceu no final de 1970, predominantemente formado por homens homossexuais. Em sua pauta, o movimento luta pelos direitos civis que defende a igualdade de direitos para toda a comunidade LGBT.
Alguns dos principais objetivos do movimento são:
- Eliminação das leis que proíbem atos homossexuais entre adultos que consentiram;
- Luta contra a homofobia e violência contra homossexuais;
- Fim da discriminação contra gays e lésbicas no emprego;
- Liberação de empréstimos de crédito, habitação, acomodações públicas e outras áreas da vida que são proibidas em diversos países;
- Criminalização da homofobia.
Veja também Os 10 momentos mais importantes no combate a homofobia.
Os movimentos sociais no Brasil
No início do século XX no Brasil, os movimentos sociais eram ligados à área rural, já que a maior parte da população habitava nessas zonas.
Um dos maiores exemplos de movimentos sociais desse período foi a Balaiada, uma revolta popular que ocorreu no Maranhão, em 1838, em uma luta dos trabalhadores rurais e escravos contra os grandes proprietários de terras.
Com o início dos anos 1960, ocorreram os grandes movimentos sociais populares contra a opressão ao regime militar, logo após a implementação do AI-5, em 1968.
Neste período, os militares combatiam seus oponentes com exílio, tortura e censura. Assim, a ditadura militar passou a exercer uma pressão organizada sobre os movimentos trabalhistas e estudantis.
É nesse momento que surgem os movimentos operários e estudantis, em luta por liberdade e direito político, contra o regime militar.
Nesse mesmo período, com o Brasil ainda sob o comando dos militares, surgiu um dos movimentos mais importantes: as Diretas Já, que reivindicaram a volta do voto direto e democrático.
Nos anos 1990, com a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1988, aconteceram outras formas de organização e de manifestação popular.
Os movimentos sociais passaram a ser mais estruturados, com fóruns nacionais.Um grande exemplo são o fórum da luta pela moradia, fórum da reforma urbana e o fórum da reforma agrária.
Foi neste momento em que o Brasil presenciou a eclosão do Movimento Sem Terra, conhecido como MST, além do movimento dos desempregados.
Além de alguns movimentos da economia informal, como o Movimento dos Perueiros e o Movimento dos Camelôs, que tinham por objetivo informar e reivindicar direitos trabalhistas.
Em 1992 houve um grande cenário de corrupção política no Poder Executivo, marcado também pelo turbulento governo do ex-presidente Fernando Collor.
Esse momento foi marcado pelo movimento estudantil denominado Caras-pintadas, onde ocorreu o impeachment do presidente através de um processo legal.
Saiba mais sobre a história da ditadura militar no Brasil.
O maior movimento social do Brasil
Em junho de 2013, ocorreu o maior movimento social do Brasil desde as Diretas Já, que levou de 1 milhão pessoas para as ruas de várias cidades dentro e fora do Brasil. Foi um movimento apartidário, com cunho social.
O Movimento do Passe Livre (MPL) tinha por reivindicação inicial a revogação do aumento das tarifas de transporte público. Porém, esse foi apenas o primeiro ponto de inúmeros que apareceram na pauta desse movimento.
Outros pontos importantes requeridos nesse período foram os gastos nas obras para a Copa do Mundo de 2014, além da reforma política, reforma social, reforma nas leis de saúde, transporte e na educação.
Esse movimento social foi organizado através das redes sociais e ficou conhecido pela rapidez em que as informações foram disseminadas.
Veja outros significados que podem interessar:
- 5 momentos importantes na luta pela democracia no Brasil;
- Os 6 momentos mais importantes da cidadania no Brasil;
- LGBT;
- Homofobia;
- 6 livros sobre Racismo que todo mundo deveria ler;
- Preconceito racial;
- Sustentabilidade;
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário