Significado da Condensação
Condensação ou liquefação é o processo químico de transformação da matéria em estado gasoso para o líquido. Em suma, consiste no inverso da vaporização, quando a matéria do estado líquido é transformada em gasoso.
A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. No caso do vapor de água, por exemplo, a condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius. Assim, o estado gasoso da água vai se transformando em gotículas líquidas.
Na ebulição, as moléculas de água ganham energia (devido ao calor) e se agitam, fazendo com que se separem e alterem a sua forma para o estado gasoso (vapor). Ao perder calor, as moléculas também perdem energia e diminuem o grau de agitação. Ao ficarem mais lentas, as moléculas voltam a se atrair entre si. Assim, elas se reorganizam sob a forma do estado líquido.
A condensação faz parte de um dos cinco processos de transformação da matéria, assim como a Sublimação, Evaporação, Solidificação e a Fusão.
Ver também: significado de Vaporização e Ebulição.
No sentido figurado da palavra, condensação também pode representar o ato ou efeito de resumir determinado conteúdo ao essencial, seja um texto, uma ideia, uma história e etc.
Condensação pulmonar
É um sinal indicatório de doenças respiratórias no sistema pulmonar, quando o ar alveolar presente nos pulmões é substituído por um estado líquido, que pode lesionar o local onde se concentra.
Também conhecida por consolidação pulmonar, este tipo de condensação pode ser provocado como consequência de pneumonias, edema, hemorragias pulmonares ou devido a aspiração de algum objeto estranho ao corpo.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário