O que significa Polarização
A polarização é uma propriedade das ondas eletromagnéticas, na qual elas são selecionadas e divididas de acordo com a sua orientação de vibração.
Este fenômeno da Física ocorre após as ondas passarem por um dispositivo que tem como função principal filtrar a direção em que elas vibram. Este dispositivo seleciona uma das direções em que a onda vibra e impede que ela possa passar pelas demais direções. Este dispositivo é chamado de polarizador.
Polarização das ondas
O fenômeno da polarização das ondas eletromagnéticas é exclusivo para as ondas transversais, pois este tipo de onda possui sua propagação perpendicular à vibração.
As ondas luminosas são um exemplo de ondas transversais que sofrem polarização. As ondas produzidas pela televisão e pelo rádio são ondas polarizadas, pois ambas apresentam um campo elétrico que varia conforme o espaço e o tempo em uma determinada direção.
Caso tenha necessidade, um segundo polarizador pode ser utilizado para confirmar a polarização do primeiro. Ele é colocado de maneira que polarize a onda em uma direção perpendicular à do primeiro polarizador. A onda então é impedida de se propagar e os polarizadores assumem a característica de estarem cruzados. A imagem abaixo mostra um esquema da polarização da luz:
As ondas longitudinais possuem seu sentido de propagação paralela à direção de vibração e, por esta razão, elas não podem ser polarizadas. O som é um exemplo de onda longitudinal que não pode se polarizar.
Polarização política
A polarização ainda pode ser caracterizada como uma ação realizada com o intuito de concentrar a atenção ou a atividade em dois extremos opostos.
Esta ação se realiza na existência de grupos que possuam interesses ou atividades já alinhados entre si.
No âmbito político, por exemplo, ela se refere a divergência de atitudes ou posicionamentos ideológicos, podendo ser pública ou estar dentro de certos grupos.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário