O que significa Cretáceo
Cretáceo é um período geológico da Era Mesozóica, que aconteceu aproximadamente entre 145 e 65 milhões de anos atrás, marcado pela expansão da fauna e flora pela Terra e total dominação dos dinossauros no planeta.
A Era Mesozóica é constituída de três principais períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo, sendo este último considerado o fim da Era Mesozóica e início da Cenozóica.
Etimologicamente, o termo “Cretáceo” surgiu a partir do latim cretaceus, que significa “relativo a argila” ou “calcário esbranquiçado”, uma referência a formação das rochas típicas deste período.
No Cretáceo, o planeta era dominado por várias espécies de dinossauros, além do surgimento de uma enorme variedade de plantas, principalmente as que produziam flores e frutos, conhecidas por angiospermas.
Foi durante o Cretáceo que o clima médio da Terra começou a ficar mais ameno, devido a separação do megacontinente de Pangéia em outras porções de terra que começavam a se assemelhar a configuração continental vista atualmente.
O Cretáceo é dividido em dois principais períodos: o Cretáceo Inferior (145 a 100 milhões de anos) e o Cretáceo Superior (100 a 65 milhões de anos).
O fim do período Cretáceo é marcado por um evento catastrófico, que teria exterminado aproximadamente 60% das espécies que habitavam o planeta, entre elas os dinossauros.
Cretáceo Inferior
Este período marca o início do Cretáceo, entre 145 e 100 milhões de anos atrás, com a separação dos continentes e proliferação de novas espécies da fauna e flora.
Características do Cretáceo Inferior
- Os continentes começam o processo de separação;
- Surgimento de novas espécies de dinossauros;
- Surgem os primeiros mamíferos placentários;
- Surgem as primeiras plantas que produzem flores e frutos (angiospermas);
- Surgem várias espécies de pássaros;
Cretáceo Superior
Este período marca o total apogeu dos dinossauros sobre a Terra e o seu declínio, entre 100 e 65 milhões de anos atrás.
Foi no final deste período que o planeta passou por uma profunda e avassaladora crise, de acordo com os pesquisadores, que teria provocado a extinção de mais da metade das espécies que vivam no planeta naquela época.
Alguns estudiosos acreditam que o impacto de um grande meteoro teria sido o causador das alterações na Terra. Outras teorias sugerem que a crise biótica teria se formado devido ao aumento das atividades vulcânicas no planeta.
Características do Cretáceo Superior
- Domínio total dos dinossauros no planeta;
- Formação de grandes cadeias montanhosas;
- Começa a formação de reservas de carbono e petróleo nas bacias sedimentares;
- Aumento do número de mamíferos e aves na Terra;
- Clima na Terra volta a aquecer, fazendo com que até os polos fossem constituídos de florestas tropicais;
- Cataclisma ambiental que provocou a extinção dos dinossauros;
Veja também o significado de Extinção.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário